segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas completa 29 anos de fundação

Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas completa 29 anos de fundação

por Redação
0 comentário

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, InRad, comemora, neste dia 4, sábado, 29 anos de existência. Foi a primeira instituição da América Latina a aplicar as técnicas de Medicina Nuclear e a primeira da América do Sul a dispor de equipamento de braquiterapia de alta taxa de dose e, de uma Unidade de Produção e Desenvolvimento de Radiofármacos emissores de pósitrons em Medicina Nuclear (Projeto Ciclotron), instalado em hospital público do país, para utilização em exames de diagnóstico de tumores e em projetos de pesquisa na área de imagem molecular.

Com a missão de aperfeiçoar diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica, a instituição também promove o conhecimento científico, por meio de atividades de ensino, pesquisa, formação e capacitação de pessoas. Um dos novos estudos que o InRad está realizando é a aplicação da Inteligência Artificial para elaboração dos seus laudos, agilizando e padronizando sua emissão.

“Celebramos os nossos 29 anos com muita alegria e orgulho da história que construímos até aqui. Nesse período, não só oferecemos excelência nos serviços prestados à população, como também crescemos, criamos novos espaços que contribuem com a ampliação da pesquisa científica no Brasil, da inovação e do empreendedorismo. É uma honra fazer parte e contribuir com o InRad.” – declara Professor Giovanni Cerri, Giovanni Cerri, Presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Focado na qualidade e humanização do atendimento, na aquisição de tecnologia de ponta e na expansão dos seus serviços, o InRad conta um corpo de profissionais altamente qualificado. “Contamos com mais de 700 colaboradores e realizamos, somente nos últimos três anos, quase 800 mil exames, de diversas especialidades.” , explica Cerri.

Para apoiar as atividades de ensino e pesquisa, o InRad conta com biblioteca especializada em Radiologia e Medicina Nuclear, secretarias de graduação e pós-graduação, centro de pesquisa clínica e laboratórios de investigação médica em Oncologia Experimental, Medicina Nuclear e Ressonância Magnética em Neurorradiologia. Em 2015, foi criado o INRadiando, o braço educacional do Instituto, que é responsável por ações que visam a educação continuada de médicos e profissionais de saúde.

Além disso, o Instituto é reconhecido pelo desenvolvimento de projetos ligados à inovação e tecnologia. “Em 2015 criamos o InovaHC, que veio com a missão de viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam demandas de saúde do HCFMUSP e do sistema de saúde do Brasil e, há três anos, idealizamos, em parceria com a Siemens Healthineers, o In.Lab, único centro de pesquisa do país que segue o modelo de tríplice hélice para inovação e que desenvolve soluções em inteligência artificial aplicada à saúde.” comenta Giovanni Cerri.

Frutos importantes fazem parte dessa história, como o 7 Tesla, que reduz ruído instrumental em ressonâncias magnéticas; o OpenCare 5G, primeira rede 5G brasileira na saúde; o RadVid19, plataforma que auxiliou médicos e instituições a identificar a presença do coronavírus utilizando imagens de raios-X e tomografias do tórax, a partir de algoritmos e tecnologia de IA.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside