A RD Saúde, das farmácias Raia e Drogasil, expandiu a parceria com a aceleradora de impacto Quintessa e ampliou o alcance de projetos desenvolvidos por startups para a área de sustentabilidade da companhia, que é o maior grupo de varejo farmacêutico do país. Pilotos iniciados em 2024 foram mantidos e ganharam uma nova escala.
A Ecoloop começou a parceria com a RD Saúde com a instalação de máquinas de coleta de materiais recicláveis em três farmácias. Agora, esse número foi ampliado para nove. Em pesquisa feita depois da instalação das três primeiras máquinas, mais de 90% dos clientes disseram que os equipamentos influenciam bons hábitos de reciclagem, e 40% daqueles que os utilizaram, usaram mais de uma vez.
A máquina oferece uma solução inteligente de reciclagem. Quando uma embalagem é depositada nela, o dispositivo é capaz de ler o seu código de barras e entender para qual produto ele foi feito. Esse tipo de informação ajuda a identificar padrões de consumo nas regiões onde as máquinas são instaladas, um recurso que pode ser usado para melhorar a oferta desse produto nas farmácias, por exemplo.
Nos primeiros meses de operação, as máquinas adotadas pela RD Saúde receberam cerca de 1 tonelada de objetos recicláveis. Em novembro de 2024, os nove equipamentos já haviam ultrapassado o marco de 2,5 toneladas. A própria Ecoloop retira o material e doa para cooperativas parceiras, que recebem treinamento da iWrc, outra startup participante do projeto. A iWrc promove capacitação nas cooperativas que, por sua vez, separam o que é plástico e vendem para indústrias. As vendas têm endereço certo: companhias que produzem embalagens para produtos de marcas próprias da RD Saúde.
Já a Hitech Electric está ajudando a RD Saúde a ampliar o uso de veículos elétricos. A startup substituiu um furgão pequeno com motor à combustão por um utilitário compacto movido a eletricidade. Os veículos são utilizados para entregar produtos comprados pela internet e contribuem para reduzir emissões de CO2 da operação de entregas. O projeto piloto começou com um utilitário em São Paulo e, a partir dos bons resultados em termos de custo médio por pedido, recentemente foi ampliado com um segundo veículo em Curitiba, cidade sede da Hitech Electric.
“Com o apoio do Quintessa, fizemos questão de fechar parcerias com startups que são brasileiras. O nosso objetivo aqui é não apenas cumprir as metas ESG da companhia, mas também fomentar a inovação. Entendemos que os resultados positivos são consequência de um conjunto de fatores, como a escolha estratégica de parceiros, o engajamento da alta liderança e dos empreendedores, além de um monitoramento cuidadoso dos resultados e dos pontos que precisam ser corrigidos”, diz Bruna Lima, gerente executiva de Impacto Social da RD Saúde.
“As startups de impacto têm soluções já desenvolvidas que podem ser adotadas pelas grandes empresas em sua operação, de forma que atinjam suas metas de sustentabilidade e avancem na agenda de descarbonização. A iniciativa que realizamos com a RD Saúde é um exemplo prático disso, com resultados tangíveis mensurados e com potencial de escalarem. Nosso papel no Quintessa é justamente viabilizar essa conexão e garantir que elas gerem impacto e resultado consistentes”, destaca Anna de Souza Aranha, sócia e coCEO do Quintessa.