quarta-feira, agosto 6, 2025
Home Inovação Doutor-AI reduz tempo de consulta e melhora engajamento de pacientes com inteligência artificial

Doutor-AI reduz tempo de consulta e melhora engajamento de pacientes com inteligência artificial

por Redação
0 comentários

A inteligência artificial (IA) está promovendo uma transformação completa na experiência de pacientes, médicos e gestores, ao integrar toda a jornada da saúde e gerar eficiência em cada etapa. Essa foi a visão apresentada por Maurício Honorato, CEO do Doutor-AI, durante o 16º Fórum Saúde Digital.

Segundo o executivo, a plataforma Doutor-AI foi construída com uma arquitetura baseada em agentes inteligentes, capazes de atuar do agendamento ao pós-consulta, passando por triagens, suporte clínico e monitoramento contínuo. “Nosso objetivo é transformar o futuro da saúde com uma IA que facilita a experiência do usuário, seja ele paciente, médico ou gestor”, afirmou.

Entre os principais ganhos proporcionados pela IA na prática, Honorato destacou:

  • Para o paciente: atendimento mais rápido, humanizado e omnichannel, disponível por telefone, WhatsApp ou outros canais, com agendamento e triagem automáticos;

  • Para o médico: suporte clínico durante a consulta, com transcrição em tempo real, geração de hipóteses diagnósticas e preenchimento automático de prontuários e receituários;

  • Para o gestor: monitoramento detalhado de indicadores de atendimento e engajamento, incluindo análise de sentimento em ligações e mensagens, permitindo gestão em tempo real da operação.

O CEO apresentou casos de uso práticos, que mostram impactos expressivos da IA na eficiência operacional:

  • Redução de até 40% no tempo de consulta;

  • Incremento de 45% em taxas de agendamento, sem aumento de leads;

  • Queda de até 60% na taxa de no-show.

Além disso, Honorato demonstrou como a IA pode avaliar conversas e detectar emoções dos pacientes, permitindo ajustes imediatos em processos e atendimento. “Quem ainda fala de NPS está olhando para o passado. Hoje, monitoramos sentimento e qualidade em tempo real”, disse.

Para ele, o desafio atual não está na tecnologia, mas em integrar a IA aos fluxos clínicos existentes e obter adesão de médicos e equipes, garantindo que a inovação seja percebida como suporte, e não substituição.
A IA só tem valor quando gera eficiência, segurança e experiência positiva. E quem conseguir remodelar essa experiência será o grande vencedor na saúde digital”, concluiu.

Assista o painel completo:

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside