As redes de farmácias Pague Menos e Extrafarma finalizaram o projeto de integração entre os e-commerces das duas empresas, após a recente incorporação da Extrafarma ao Grupo Pague Menos realizada em agosto.A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas varejistas, foi a responsável pela integração.
O objetivo principal do projeto foi garantir a mesma experiência de compra para os clientes nas duas lojas, através da integração dos portfólios digitais e dos grupos dentro dos e-commerces, de forma eficiente e objetiva.
Como a Pague Menos já tinha uma arquitetura digital consolidada através de sua parceria com a VTEX há mais de cinco anos, a decisão da liderança foi migrar a Extrafarma para a mesma plataforma, e tentar utilizar o máximo de funcionalidades e características que já utilizavam. Com a herança dessa arquitetura, o processamento de pedidos e a gestão dos catálogos foram unificados e automatizados por uma única conta principal, que também é responsável pela unificação dos dados dos consumidores em uma base única. O que, segundo a integradora, reflete diretamente na experiência que a Pague Menos e Extrafarma oferecem aos seus clientes, além da otimização dos processos operacionais de ambas as marcas.
Segundo a VTEX, a partir desse novo sistema implantado, o cliente tem acesso a um maior catálogo de produtos e consegue efetuar e receber as suas compras em menos tempo – independente do site que comprar, a entrega poderá sair da farmácia mais próxima, seja ela Pague Menos ou Extrafarma. “Esse estoque unificado e compartilhado garante agilidade na entrega e menor custo logístico”, explica Rafaela Rezende, general manager da VTEX no Brasil.
“A estrutura robusta de omnicanalidade da Pague Menos nos permite entregar uma experiência consistente para o nosso cliente. A partir dela, é possível transportar a vivência de dentro da loja para o universo digital”, comenta Eurico Jardim Antunes, gerente executivo de digital na Pague Menos e Extrafarma. “Graças aos recursos desenvolvidos pela VTEX, conseguimos executar uma transição estratégica para a integração das lojas do Grupo Pague Menos, promovendo a continuidade das operações comerciais com êxito.” conclui.
Ainda de acordo com a executiva da VTEX, a arquitetura de soluções disponibiliza recursos que podem ser configurados de maneira rápida e objetiva, o que garante que os seus clientes desenvolvam projetos de forma mais eficaz e que atendam às suas metas comerciais. “Através de um planejamento criativo e da efetivação de recursos estratégicos, a operação do Grupo Pague Menos foi ampliada e os custos foram reduzidos proporcionalmente, com destaque para a eliminação de fornecedores desnecessários, garantindo um ganho de eficiência financeira para os negócios.”
A Pague Menos diz que, com o lançamento do novo e-commerce da Extrafarma, as vendas do grupo superaram as estimativas de ganho de sinergia. Além disso, a taxa de conversão na plataforma aumentou
em 200%. Ao final do projeto, os dois e-commerces foram completamente integrados em apenas 29 dias, resultando em ganhos substanciais para o Grupo Pague Menos.