quinta-feira, novembro 21, 2024
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Pague Menos encerra 3º trimestre com expansão de 41,4% no EBITDA consolidado e reduz endividamento

por Redação
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A Empreendimentos Pague Menos, presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, registrou EBITDA ajustado consolidado de R$ 143,8 milhões no 3T23, 41,4% acima do terceiro trimestre do ano anterior e receita bruta consolidada de R$ 3,81 bilhões, 16,2% superior ao mesmo período. Mais uma vez, o crescimento das vendas está entre os destaques do período, chegando a 16,2% no consolidado e 11,5% em Pague Menos standalone. “Nossas vendas seguem acelerando desde o início de 2023”, destaca Mário Queirós, CEO da Pague Menos e Extrafarma. “Esse bom desempenho está relacionado, principalmente, ao crescimento na base de clientes, aumento na participação dos nossos canais digitais, melhoria nos indicadores de ruptura de estoque e maturação das novas safras de lojas”, reforça.

Assim como em outros trimestres, a plataforma omnichannel segue contribuindo significativamente para o aumento de produtividade das lojas. “Notamos uma forte correlação entre o crescimento registrado nas lojas e o aumento na participação dos canais digitais”, explica Queirós. “Isso se deve principalmente à maior digitalização dos nossos clientes, que contribui para melhorar o gasto médio e a fidelização desse público”, complementa. No período, a proporção de clientes omnichannel atingiu 8% da base total, concentrando aproximadamente 30% das vendas no trimestre. Já o e-commerce registrou expansão de 46% em relação ao 3T22, com 55% de participação nas vendas multicanais.

Pelo terceiro trimestre seguido, a companhia registrou aumento de market share orgânico acima do mercado, mesmo sem abertura de novas lojas. Além da liderança consolidada nas regiões Norte e Nordeste, a rede atingiu 4,5% de participação de mercado no Centro-Oeste, com crescimento 2x superior ao do mercado nessa região.

Início do ciclo de desalavancagem

Ao longo do trimestre, a Companhia concentrou esforços na redução de seu endividamento e chegou a 2,4x o EBITDA, queda de 0,7x em relação ao período anterior. Os principais fatores que contribuíram com esse cenário foram o aumento na geração de caixa operacional, expansão do EBITDA e aumento de capital, concluído em setembro de 2023, resultando em aporte de R$ 332 milhões. “Trata-se de uma redução significativa, mas sabemos que é apenas o início”, destaca o executivo. “Seguimos focados em diferentes ações de controle de gastos e investimentos, além da normalização do ciclo de caixa”, complementa.

Avanço contínuo na captação de sinergias de Extrafarma

Com a captura de sinergias de estrutura organizacional e eficiência logística próximas do potencial mapeado, a Companhia afirma ter concluído a fase mais crítica do processo de integração com Extrafarma, iniciado em agosto de 2022. O volume de sinergias no trimestre chegou a R$ 28,3 milhões em EBITDA incremental no período, totalizando R$ 113 milhões em bases anuais. Já a margem EBITDA ajustada do portfólio Extrafarma alcançou 1,8% no trimestre, evolução considerável se comparada aos -2,5% registrados no mesmo período de 2022.

O processo de integração mostra que a compra da Extrafarma foi um movimento estratégico de grande geração de valor para a Companhia. Além de consolidar a liderança nas regiões Norte e Nordeste, possibilitou a ampliação da capilaridade e footprint na região, com crescimento consistente nas vendas omnichannel, adesão ao Clinic Farma e participação de marcas próprias. “É um diferencial difícil de ser replicado”, opina Queirós.

Clinic Farma registra mais um trimestre de adesão recorde

Novamente, a rede encerra o período com volume recorde de procura ao Clinic Farma, registrando 1,3 milhão de atendimentos. Já a adesão da base de clientes aos serviços de saúde foi de 11,4%, 3,6p.p. a mais na comparação com o trimestre anterior. O crescimento da plataforma está ligado principalmente à oferta de serviços básicos de saúde como forma de benefício aos clientes ‘ouro’ da rede. A estratégia tem contribuído positivamente para melhoria dos indicadores de CRM no grupo de clientes de alto valor, com aumento de frequência, ticket médio e retenção. Além do recorde na taxa de adesão, o índice de conversão do Clinic Farma, ou seja, a proporção de clientes que consumiram produtos na loja no mesmo dia do atendimento, também atingiu patamar recorde, chegando a 78%.

De olho no futuro

Com a conclusão do plano de expansão previsto para o ano já no primeiro semestre, o foco da Companhia tem sido direcionado para a conversão de bandeiras. Além das 11 lojas já convertidas, outras 43 estão programadas para troca de bandeira no 4T23. “Ao longo dos próximos meses, seguiremos focados na normalização do ciclo de caixa, redução de alavancagem e integração da Extrafarma”, explica Queirós.

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