A Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) são as novas parceiras da Biolab Farmacêutica no campo da inovação científica, com foco em acelerar o desenvolvimento de tratamentos inovadores.
“Esse é um dos pilares em que acreditamos: unir forças para promover o bem-estar da população é uma ação prioritária na Biolab. A jornada para o desenvolvimento de produtos é longa, com inúmeras etapas para que um medicamento esteja apto para a comercialização, mas estamos certos de que essa é uma forma efetiva de continuar a trazer inovação e competitividade à indústria farmacêutica nacional”, detalha Marco Aurélio Silva, vice-presidente de Inovação e Qualidade da Biolab.
A UFSJ é reconhecida no meio acadêmico tanto nacional, quanto internacional, segundo o ranking do Centro de Rankings Mundiais de Universidades (CWUR) divulgado em 2024, a instituição faz parte das 6,3% melhores do mundo.
Do outro lado, a USP com suas 42 unidades de ensino e pesquisa abrangem diversas áreas do conhecimento, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico e cultural do país. Nesta parceria, recebemos o apoio da Embrapii, que é uma organização social ligada aos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia. Sua atuação fomenta a cooperação entre instituições de pesquisa e empresas, contribuindo para a inovação na indústria brasileira. Essa colaboração não apenas fortalece a pesquisa e a inovação, mas também posiciona o Brasil como um protagonista no cenário global de desenvolvimento tecnológico e industrial.
A Biolab já possui experiência em parcerias de sucesso, como é o caso do desenvolvimento de um antiemético, em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP). Outro projeto foi realizado em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), resultando no Photoprot, fotoprotetor que utiliza nanotecnologia em sua fórmula.
“É ótimo estar próximos de instituições reconhecidas pelo seu trabalho de alta qualidade no meio acadêmico. A parceria público-privada é uma relação importante para facilitar o compartilhamento de conhecimento, tecnologias e otimizar o uso de recursos. Na história da Biolab, a inovação é a base de tudo o que fizemos até aqui. E, para o futuro, sabemos que, para nos manter inovadores, precisamos enxergar a inovação em diferentes frentes, e esse é um exercício contínuo”, destaca Marco Aurélio.