quinta-feira, março 28, 2024
Home News Programa que estimula atividade física nas escolas conquista prêmio das Nações Unidas

Programa que estimula atividade física nas escolas conquista prêmio das Nações Unidas

por Redação
0 comentário

O programa Geração Movimento é um dos vencedores do Prêmio Mais Movimento, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. A premiação chancela iniciativas inovadoras que promovam a prática regular da atividade física, em todas as faixas etárias.

Os projetos são avaliados em relação a sua inovação e originalidade, ao impacto social e trabalho em rede, com potencial de aplicabilidade em novos contextos e de transformação social em escala. Foram premiados também o Erê Lab, com o projeto Brincar Ativo, e o programa de atividade física das Unidades Básicas de Saúde em Minas Gerais e São Paulo.

O Geração Movimento aborda a Cultura Corporal e a atividade física como ferramentas de educação, saúde, bem-estar, convivência e inclusão. O programa promove a formação de professores das redes públicas municipais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º e/ou do 6o ao 9o ano), com o objetivo de adotar a Cultura Corporal e a atividade física como conceitos capazes de qualificar o espaço da Educação Física na escola, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa foi implementado, em 2015 e 2016, em Joinville (Santa Catarina) e Sumaré (São Paulo), em conjunto com as secretarias municipais de Educação. Ele utiliza a tecnologia para criar uma rede colaborativa de aprendizagem e combina atividades presenciais e online na formação dos professores, de forma a aumentar o alcance das atividades.

“O Geração Movimento tem um imenso potencial de sustentabilidade por seu caráter reflexivo e por incentivar a autonomia e colaboração entre os participantes. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento e principalmente pelos resultados alcançados, que só foram possíveis pela contribuição e trabalho conjunto de vários atores como as secretarias de Educação, a Fundação Roberto Marinho, educadores, gestores escolares, equipe de monitoramento. E vamos disponibilizar via internet uma versão reduzida do material, também produzida pela FRM, para viabilizar que instituições de terceiro setor possam acessá-la”, explica Pedro Massa, diretor executivo do Instituto Coca-Cola Brasil e diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

“O programa amplia a responsabilidade na promoção da vida ativa para além do professor de Educação Física, ao propor atividades para educadores de todas as formações e disciplinas. Assim, ao mesmo tempo em que adota uma abordagem interdisciplinar, faz com que diversos professores reconheçam e contribuam para a valorização da Educação Física na escola”, analisa a gerente geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, Aparecida Lacerda.

Troca de experiência online e presencial

A metodologia Multicurso, adotada no programa, combina três vivências: as atividades dos professores em grupo nas escolas; a troca de experiências dos educadores em uma rede social exclusiva; e um ambiente virtual no qual eles acessam atividades e interagem com os orientadores.

No programa, são trabalhados temas como inclusão e gênero, sempre mantendo o protagonismo das práticas corporais – compreendida não só como a prática de esportes, mas também como brincadeiras e jogos, danças, lutas, atividades de aventura e as de ginástica. As práticas corporais são abordadas em três dimensões: “saber sobre”, “saber fazer” e “saber apreciar”. “É uma abordagem inovadora porque pensa a promoção do movimento em uma perspectiva ampla, para além da oferta de modalidades esportivas no contra turno escolar. Não é um programa feito para ou na escola, mas com a escola”, define Aparecida.

Prêmio seleciona iniciativas de impacto

O prêmio Mais Movimento, promovido pela agência da ONU, seleciona iniciativas criativas, criadas por pessoas físicas ou organizações de todos os setores, que apresentem características de inovação e originalidade, impacto qualitativo, acesso universal e trabalho em rede, com potencial de replicabilidade em novos contextos. Os projetos devem demonstrar sua capacidade de introduzir, com baixo custo, estratégias simples, criativas e comprovadas, com potencial para seguirem no médio e no longo prazos.

As iniciativas devem gerar experiências positivas para crianças desde cedo e/ou integrar a atividade física no dia a dia das pessoas, de forma altamente qualificada em relação ao método (periodicidade e duração adequadas, por exemplo), ao público-foco (crianças, adultos ou idosos, pessoas com deficiência etc.) e à regionalidade (contexto cultural local, áreas urbanas e rurais etc.).

Os projetos também são avaliados em relação ao seu potencial de transformação social em escala ampliada e articulada. Além disso, as iniciativas devem engajar a comunidade, promover a colaboração entre múltiplos setores e ter potencial para ser compartilhadas, replicadas e introduzidas em outros contextos. Também é considerada a capacidade para influenciar políticas públicas e atingir o maior número de pessoas, seja em áreas urbanas ou rurais.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside