Com investimento superior a R$ 15 milhões e com uma infraestrutura moderna, a Faculdade Moinhos de Vento inaugurou sua nova sede educacional na quarta-feira, 7. O local, que conta com 2.627 metros quadrados, o dobro da área da sede atual, fica no prédio 5 do Shopping Total, em Porto Alegre. Com localização estratégica, próximo do Hospital Moinhos de Vento, tem capacidade para receber 1,2 mil estudantes por dia, nos três turnos de funcionamento da instituição.
O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou que a instituição é uma das melhores do país e o único hospital brasileiro que figura entre os 100 melhores do mundo. “As pessoas estão no centro de nossa estratégia, são o principal ativo neste reconhecimento. Dentro do nosso posicionamento de redefinir a saúde do Brasil, a educação é fundamental para alcançar essa transformação. A nova Faculdade Moinhos de Vento amplia nossos horizontes para pensar e desenvolver novos produtos na área da educação em saúde, novos cursos, novas formações, especializações. É uma quebra de paradigmas rumo ao futuro da saúde”, ressalta.
A Faculdade Moinhos de Vento oferece graduação em enfermagem, residência médica, fellowship, pós-graduação em áreas médicas e assistenciais e diversos cursos de extensão. Recentemente, a graduação em enfermagem foi reconhecida com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição educacional também foi recredenciada com a avaliação máxima, que na escala varia de 1 a 5.
“Isso tudo é fruto de um trabalho obstinado de busca da excelência. Temos aqui um ecossistema de ensino, assistência, pesquisa, inovação e gestão com muitos profissionais do Hospital Moinhos de Vento que são referência nacional e internacional e que integram o corpo docente da Faculdade Moinhos”, afirma a superintendente assistencial e de educação, Vania Röhsig. A faculdade possui cerca de 400 alunos nos cursos de pós-graduação. Em 2023 a instituição formará a primeira turma da graduação em enfermagem.
Estrutura moderna e inovadora
O local conta com 10 salas de aula inovadoras, salas de simulação realística e um hospital simulado, estrutura apta para aulas no metaverso, realidade virtual e realidade aumentada, robôs e outras tecnologias, além de laboratórios de habilidades, anatomia, microscopia, morfofuncional e multidisciplinar. A estrutura física também conta com biblioteca e áreas de convivência.
O superintendente médico, Luiz Antonio Nasi, ressalta que a inauguração da nova sede é a realização do sonho de formar profissionais com a excelência do Moinhos de Vento. “Estamos avançando nesse sentido, definindo as estratégias de educação e o escopo para os projetos que envolvem desde a graduação até os programas de residência, fellowship, mestrado e doutorado. Hoje, estamos dando um passo muito importante, rumo ao que há de mais inovador no cenário da saúde”, salienta.
Lançada em 2018, a Faculdade Moinhos apresentou um conceito inovador de ensino, inspirado em práticas educacionais do exterior. O presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier, destaca que a história do hospital é indissociável da história da enfermagem e da educação na área da saúde no Rio Grande do Sul. “São mais de 90 anos de compromisso com a qualidade do ensino e com a responsabilidade social. Que tenhamos a certeza de que nossos pacientes têm a melhor experiência, os melhores desfechos, o melhor cuidado”, declara.