quinta-feira, novembro 21, 2024
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Empresa lança serviço de atenção primária à saúde 100% digital

por Redação
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Especializada em soluções de saúde para empresas, a AsQ acaba de lançar um serviço de atenção primária à saúde (APS), operado de forma 100% digital. Chamado de APS Digital, o serviço permite o acompanhamento de colaboradores por meio de uma equipe de profissionais que utiliza os conceitos de coordenação do cuidado e atenção à condição de saúde das pessoas, com o uso de tecnologia para viabilizar o serviço digital. Por meio de um prontuário eletrônico com todos os protocolos de segurança, os profissionais de saúde registram a evolução clínica dos pacientes, bem como metas de saúde e os resultados atingidos.

O uso de um aplicativo para agendamento de consulta, acesso ao pronto atendimento e acompanhamento das metas e resultados, auxilia o usuário e aumenta o engajamento das pessoas. Além disso, para facilitar o acesso aos serviços de saúde da APS Digital, outros canais de atendimento para agendamento e acesso inicial foram incorporados ao produto, como uma central de agendamento que funciona 24h, todos os dias da semana, por meio de um 0800 e canal de chatbot no WhatsApp.

O APS Digital conta com uma rede parceira de prestadores de serviço que atendem presencialmente ou de forma digital sempre que a equipe de saúde da família necessitar fazer encaminhamento para realização de exames, consultas presenciais com especialistas, realização de terapias e até mesmo internações. Desta forma, o modelo de coordenação de cuidado fica completo e eficiente.

Segundo Vilma Dias, especialista em atenção primária à saúde e consultora da AsQ, esta modalidade de atendimento tem como base o acompanhamento próximo e contínuo da saúde das pessoas — o APS Digital traz benefícios para o empregado e para o empregador. “A equipe apoia as pessoas no seu autocuidado e conquistas dos resultados. Isso faz com que o paciente possa se alimentar melhor, praticar exercícios e fazer o uso correto das medicações, além de trabalhar com outras dimensões do cuidado. Nesse contexto, o nível de saúde dos colaboradores tende a melhorar e pode gerar a redução do absenteísmo e dos custos decorrentes dele”, enfatiza.

O serviço está sendo implementado desde dezembro na Caixa de Assistência dos Empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Casembrapa). Inicialmente, cinco mil pessoas serão atendidas nesse modelo, todas no Distrito Federal. A meta, porém, é expandir para as 22 mil vidas da empresa espalhadas por diversos estados.

Para Rita Vilanova, gerente técnica da Casembrapa, o APS digital é a alternativa que melhor atende às necessidades dos usuários do plano, pois é capaz de abranger uma população pulverizada de forma ágil. “Nossos beneficiários estão em diferentes cidades e se movimentam com bastante frequência. Então precisamos de um serviço de fácil acesso e que assegure o atendimento contínuo”, completa a gerente. Além do sistema digital, a Casembrapa possui uma rede de hospitais, clínicas e laboratórios credenciados que oferecem atendimento para os seus beneficiários. Essa rede é parceira do APS Digital quando necessário o encaminhamento para especialidades, exames ou até mesmo internação.

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