Home News União Química lança bulas interativas de medicamentos com recurso de IA

União Química lança bulas interativas de medicamentos com recurso de IA

por Redação
0 comentário

A farmacêutica brasileira União Química está investindo em inovação e tecnologia com objetivo de promover mais acessibilidade aos consumidores. Uma das iniciativas é o lançamento de bulas interativas com recurso de inteligência artificial (IA), que vem sendo implementadas no portfólio de produtos destinados diretamente aos pacientes.

Por meio de um QR Code contido nas embalagens dos medicamentos é possível ter acesso a um menu interativo que contém informações facilitadas em texto, vídeo e áudio-bulas, além de alternativas como ligar para o SAC União Química através de um clique, aprender sobre descarte e reciclagem das embalagens de medicamentos, entre outras funcionalidades.

O recurso é pioneiro no setor farmacêutico uma vez que usa inteligência artificial para a geração de vídeo bulas com a avatar “Laura”. “É uma nova experiência para o consumidor final. A dificuldade de ler uma bula pode derivar de vários aspectos, seja uma limitação visual ou até mesmo de compreensão de leitura. Por essa ferramenta agora o consumidor consegue navegar intuitivamente por um menu amplo, claro e interativo. Na União Química queremos promover o cuidado com a saúde em seus mais diversos formatos, por isso sempre buscamos soluções para o consumidor final”, esclarece Guilhermo Fragelli, diretor de tecnologia da informação da União Química.

As embalagens dos medicamentos da linha Genom hormonal da União Química já estão disponibilizadas ao mercado com esse recurso. Agora, a companhia trabalha na inserção dos demais produtos do portfólio, priorizando as linhas Genom oftalmologia e sistema nervoso central. Para acessar as bulas interativas basta mirar a câmera do celular no QR Code impresso nas embalagens dos medicamentos e clicar no tema de interesse.

Com R$ 220 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento em 2022, a iniciativa foi desenvolvida pelas equipes de TI e desenvolvimento de material de embalagem (DME). “O processo é extremamente minucioso para que todas as informações cheguem sem nenhum equívoco para o consumidor final e cumpra o seu papel de esclarecimento daquele medicamento. Por isso, nosso trabalho além de desenvolver a tecnologia é também conferir cada palavra falada pela Laura, bula a bula.”, afirma Nilson Vieira, gerente de desenvolvimento de embalagens da União Química.

Esta não é a primeira inovação da União Química na jornada de acessibilidade. No último ano, a companhia lançou seus medicamentos para acesso pela assistente virtual Alexa.

A consulta da bula pode ser feita pelo comando de voz “Alexa, abra bulas União Química”. A partir desse passo é possível acessar informações como posologias, princípios ativos e orientações gerais de utilização, além de trazer informações institucionais sobre a União Química como, por exemplo, a história da empresa, endereço de suas unidades, medicamentos fabricados, entre outras.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside