Home News Thermo Fisher Scientific apresentará estudo brasileiro de oncologia de precisão em evento nos EUA

Thermo Fisher Scientific apresentará estudo brasileiro de oncologia de precisão em evento nos EUA

por Redação
0 comentário

A Thermo Fisher Scientific apresentará no evento internacional da Associação de Patologia Molecular (AMP), 2023 Annual Meeting & Expo, o resultado do estudo brasileiro denominado “Projeto Tarsila”. O objetivo desse estudo foi a comparação técnica de métricas de qualidade e taxas de sucesso de testes de oncologia de precisão em amostras de biópsia de tumor sólido executados em alguns laboratórios e hospitais que são referência em diagnóstico de oncologia molecular no Brasil. O propósito do projeto foi destacar a capacidade nacional e as vantagens de realizar testes para identificar o perfil genético de pacientes com câncer no país, em contraposição ao envio de biopsias de pacientes para o exterior, prática ainda comum no Brasil.

O Projeto Tarsila demonstrou a excelência, rapidez e a alta qualidade dos resultados de testes de caracterização de perfil molecular de frações de biopsia analisadas por meio do sequenciamento de nova geração (NGS), utilizando como base o ensaio Oncomine Focus Assay, concluindo que os mesmos são equivalentes a testes internacionais de qualidade reconhecida. A indicação de testes executados localmente, em laboratórios muitas vezes mais próximos ao paciente, é uma conduta capaz de impactar positivamente a jornada do paciente oncológico, reduzindo o tempo de espera por resultados, além de um suporte ao Oncologista, em nível de medicina laboratorial, facilitado e multidisciplinar e máximo aproveitamento da amostra, evitando, assim, a necessidade de novas biópsias e ainda aprimorando a assertividade da conduta clínica desde o início do tratamento.

“A oncologia de precisão já é uma realidade no Brasil e está cada vez mais presente na prática clínica. Apresentar os avanços e o estágio em que o Brasil está, é sem dúvida muito gratificante. Com esse estudo queremos demonstrar que a realização dos testes localmente permite a obtenção do resultado em poucos dias e com qualidade equivalente aos testes internacionais.” diz Beatriz Pinto, gerente de Ciências Clínicas para América Latina, da Thermo Fisher Scientific.

O evento International AMP 2023 Annual Meeting & Expo que acontecerá entre os dias 14 a 18 de novembro, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, é reconhecido internacionalmente como um dos principais encontros de profissionais moleculares, onde exploram tecnologia de ponta e os avanços em testes moleculares e o impacto desses testes para os pacientes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside