A Oncoclínicas Londrina acaba de receber a primeira certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – nível 1 em reconhecimento ao atendimento de rigorosos padrões de segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada. Referência nacional, os padrões ONA são avaliados pela ISQua – International Society for Quality in Health Care (Sociedade Internacional para a Qualidade nos Serviços de Saúde). Para obter a certificação, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e realizadas visitas de manutenção durante a vigência do período de acreditação, que é de dois anos.
“A acreditação conquistada nos motiva ainda mais na nossa missão de busca contínua pela excelência no atendimento. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais os riscos e danos no cuidado à saúde garantindo a integridade e segurança na jornada do paciente, acolhendo-o com os melhores especialistas e recursos disponíveis”, afirma Mário Liberatti, médico oncologista e Diretor Técnico da Unidade.
A instituição de Londrina, conta com um corpo clínico de referência especializado em oncologia clínica e cirúrgica, hematologia, neurocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, imunomediados, paliativismo e mais de 20 profissionais qualificados, em constante desenvolvimento e que atuam de maneira eficaz na segurança dos pacientes.
Desde 2019, a unidade integra a Oncoclínicas&Co, o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com 144 unidades em 40 cidades brasileiras . É parceiro exclusivo no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo.
Recentemente, as boas práticas e a eficiência nas rotinas de atendimento de Londrina levaram à conquista do Selo Segurança do Paciente. A distinção foi obtida junto à Epimed Solutions, líder em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, presente em mais de 800 hospitais da Europa e América Latina. O reconhecimento também ocorre em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), referência nacional em consultoria, conteúdo científico e educação para Qualidade e Segurança do Paciente.
O selo é concedido às instituições de saúde que atendem aos critérios tais como realizar a notificação, classificação, investigação e tratativa de incidentes e eventos adversos, contribuindo para a garantia da qualidade assistencial e a segurança do seu público.
Referência nacional
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Mais de 80% dos estabelecimentos acreditados no país adotam os padrões ONA atualmente. Além de referência nacional, os critérios ONA são reconhecidos no exterior e a acreditadora é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.