Memed lança função inédita de agendamento direto de exames via prescrição médica digital

Memed, empresa pioneira no mercado de receita médica digital, acaba de anunciar a mais nova função de agendamento direto de exames via receita digital. O objetivo do lançamento é simplificar a jornada do paciente e impulsionar a adesão ao tratamento por meio do ecossistema de saúde brasileiro. A Doctoralia, referência em serviços de saúde ao redor do mundo, é a primeira parceira confirmada para o uso da nova funcionalidade, que já está disponível a todo mercado e aos pacientes. 

De acordo com dados da Memed, são prescritos mensalmente mais de 1 milhão de exames, entre os 2,6 mil tipos cadastrados na plataforma da companhia. No entanto, as dificuldades enfrentadas pelos pacientes durante o agendamento tradicional impossibilitam a realização de grande parte destas solicitações, prejudicando o acompanhamento e a efetiva adesão ao tratamento pelo paciente, conforme conduta prescrita pelo médico, explica o CEO da Memed, Joel Rennó Jr. 

“O agendamento de exames ainda é um processo largamente analógico, lento e complexo, apresentando riscos aos pacientes e elevando os custos do sistema. A não realização dos exames da maneira correta e tempestiva é uma realidade, sendo que as taxas de no-show nas clínicas e laboratórios são bastante altas. Essas dificuldades acabam impactando negativamente no acompanhamento e na efetiva adesão ao tratamento pelo paciente. Desse modo, a Memed buscou formas de endereçar essas dores e auxiliar de maneira ativa na melhoria da jornada e experiência do paciente, e do médico prescritor, com o desenvolvimento desta funcionalidade inédita”, ressalta Rennó Jr. 

Segundo o CEO, trata-se de uma solução muito eficiente e segura e que gera valor para toda a cadeia de saúde. “O desenvolvimento de soluções que auxiliem de maneira transversal no acompanhamento e na adesão ao tratamento é uma necessidade real do mercado de saúde. O novo produto criado pela Memed, além de contribuir amplamente no que diz respeito a isto, proporciona outros benefícios tangíveis ao setor, como a redução de custos e aumento da produtividade das clínicas e laboratórios, bem como entrega maior visibilidade e controle ao médico prescritor no que diz respeito ao desfecho clínico do paciente”, acrescenta. 

Para amplificar desde o início o alcance da ferramenta, a Doctoralia fechou a parceria com a Memed para oferecer diversos locais de agendamento de exames aos pacientes. A instituição, referência global em saúde, conta, atualmente, com 175 laboratórios integrados à sua base no Brasil. 

Desde o início da parceria, são mais de 4 mil profissionais utilizando a ferramenta integrada à Memed todos os meses, somando mais de 80 mil prescrições geradas. “O perfil dos usuários é bastante heterogêneo. A plataforma atende, de maneira completa, basicamente todas as especialidades médicas disponíveis em nosso sistema. Este fato justifica o amplo crescimento da utilização do receituário eletrônico, bem como do volume de prescrições emitidas durante os atendimentos”, explica Cadu Lopes, CEO da Doctoralia. 

De acordo com Cadu, a melhora no processo de prescrições era um desejo antigo da Doctoralia e este projeto foi responsável por concretizar os planos da empresa. “Temos trabalhado bastante no nosso prontuário eletrônico desde o início do ano passado. A Memed se encaixou perfeitamente naquilo que buscávamos para atender a demanda do mercado brasileiro.” 

Além da Doctoralia, a Memed pretende anunciar em breve novas parcerias que farão parte do hub de clínicas e laboratórios integrados à essa nova função. O objetivo central da Memed é promover, na maior extensão possível, uma conexão transparente entre a receita digital e a realização do exame prescrito. Por fim, e para total conveniência de seus usuários, a opção tradicional de agendamento continuará válida para os pacientes que assim optarem por realizá-la. 

Related posts

Uso de inteligência artificial em saúde corporativa diminui em quase 30% uso do plano de saúde nas empresas

HEF recebe mais de 1400 elogios em um ano

Cirurgia robótica é usada em paciente que precisou fazer segunda bariátrica para preservar a saúde do fígado