Hospital Santa Rita utiliza Inteligência Artificial (IA) no atendimento a pacientes do Pronto Socorro e Ambulatórios

A inteligência artificial (IA) tem conquistado cada vez mais espaço em diferentes áreas. De olho nessa tendência e com foco no compromisso com a manutenção das melhores práticas no atendimento de seus pacientes, o Hospital Santa Rita, em São Paulo, acaba de se tornar o primeiro hospital do Brasil a utilizar IA nos atendimentos ambulatoriais e de Pronto Socorro.

Por meio de uma parceria inédita com a empresa Dr. Mobile, que atua no desenvolvimento de soluções para o mercado de saúde, o Hospital acaba de implantar a tecnologia que vai

Para dar uma ideia do benefício, de acordo com o estudo da Medscape, 65% dos médicos entrevistados gastam mais de 10 horas semanais com atividades burocráticas como, por exemplo, preencher prontuários de pacientes. Com o uso da IA, esse processo no Hospital Santa Rita será feito automaticamente pelo sistema, que é capaz de entender a conversa entre médico e paciente, transcrever e preencher formulários a partir dos dados colhidos.

Esse ganho de agilidade permitirá que o médico possa dedicar mais tempo da consulta para conversar com o paciente. A tecnologia usada nesta solução é a IA generativa, um tipo de inteligência artificial capaz de criar novos conteúdos e ideias. A IA pode gerar um resumo do atendimento ou sugerir próximos passos no tratamento, otimizando ainda mais o fluxo de trabalho.

No uso do Santa Rita, a tecnologia grava e transcreve tudo que foi conversado durante o atendimento médico. A gravação é posteriormente descartada. “Ao finalizar o atendimento, além de transcrever a conversa, o sistema consulta bancos de dados científicos, dá suporte à diagnósticos e decisões dos médicos”, explica o médico cardiologista Dr. Luciano Pessoa, Diretor Clínico e chefe da área de Cardiologia do Santa Rita.

“Nenhum dado será coletado, armazenado ou compartilhado, garantido o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o sigilo e confidencialidade entre médico e paciente. Tudo fica salvo apenas dentro do Prontuário Eletrônico do Hospital Santa Rita”, explica Aroldo Coriolano, CEO da Dr. Mobile.

Os médicos que realizam seus atendimentos nos nossos Ambulatórios da Rua Cubatão e da Rua Peixoto Gomide, assim como no nosso Pronto Atendimento, já estão fazendo uso da tecnologia.

“Estamos entrando em um novo patamar de atendimento, que garantirá ainda mais agilidade, conforto e acolhimento para nossos pacientes e seus familiares. Além dos ganhos com eficiência, nossos médicos poderão oferecer um cuidado mais personalizado e baseado em dados para nossos pacientes”, finaliza o diretor geral do Hospital Santa Rita, dr. Wagner Cordeiro Marujo.

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