A SulAmérica, uma das maiores seguradoras independentes do País, firmou parceria com o aplicativo Sem Dengue, criado pela plataforma de cidadania Colab.re como parte da campanha Brasil Sem Dengue. Com o objetivo de auxiliar no combate ao mosquito transmissor por meio do mapeamento colaborativo de possíveis criadouros, o app incentiva a população a informar focos de Aedes aegypti com o envio de fotos, que são geolocalizadas a partir do smartphone do usuário. As colaborações recebidas pela ferramenta são direcionadas às autoridades competentes. Disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android, o aplicativo exibe informações geradas em tempo real.
“Como gestora da saúde e da qualidade de vida de seus segurados, a SulAmérica está 100% engajada no combate à epidemia de dengue. Além de oferecer testes rápidos para diagnóstico da doença, nossa rede está preparada para atender casos suspeitos e confirmados com agilidade e excelência médica. O grande desafio, no entanto, é evitar a infecção – e isso só é possível por meio da conscientização da população e de uma força-tarefa da sociedade para eliminar os criadouros”, ressalta Maurício Lopes, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves e 21 mil resultam em morte. Os mosquitos transmissores da dengue se reproduzem em qualquer lugar que apresente condições propícias, especialmente em locais com água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, lajes, calhas, caixas d’água e piscinas. Como ainda não está disponível uma vacina para prevenir a doença, a eliminação dos focos do mosquito é crucial.
“O app Sem Dengue funciona como um canal direto entre os usuários e as prefeituras das cidades participantes, criando uma rede de colaboração entre a população e a administração pública a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti e das doenças associadas. É uma forma inteligente e prática de engajar a população, num verdadeiro exercício de cidadania, além de chamar atenção para a necessidade de se pensar a saúde de maneira coletiva e consciente”, explica o superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica, Tomás Carmona.
A SulAmérica apoiará a iniciativa por meio de uma ampla campanha de divulgação do aplicativo nos ativos digitais e nas redes sociais da seguradora, contribuindo para alavancar o uso da ferramenta e reforçar a importância do combate ao mosquito. A companhia registra cerca de 2 milhões de visitas por mês ao site institucional, mais de 1,3 milhão de fãs no Facebook, 700 mil visitas mensais ao Portal dos Corretores, 700 mil downloads dos aplicativos móveis para clientes e mais de 300 mil nomes na base de e-mails ativos para comunicação.