A Apsen Farmacêutica anunciou uma parceria estratégica com a Rimini Street e a ServiceNow para implementar uma visão de próxima geração de automação de fluxos de trabalho em toda a empresa. O projeto, que integra a solução de modernização de ERP da ServiceNow ao suporte especializado da Rimini Street, tem como objetivo otimizar processos, reduzir silos de informação e responder mais rapidamente às mudanças do mercado, tudo isso sem a necessidade de migrações complexas e dispendiosas.
De acordo com Renan Santos, CIO da Apsen, a decisão reflete uma mudança na abordagem da companhia em relação à TI, priorizando necessidades de negócios acima da tecnologia. “O núcleo da estratégia, desenhado há três anos, era trazer uma equipe com capacidade para transformar a TI, adotando o conceito de ‘Fazer, Comprar ou Misturar’ e conectando todos os sistemas da empresa de maneira orquestrada”, explicou.
A parceria surge em um momento estratégico, após o anúncio da SAP de que encerrará o suporte ao SAP ECC 6 em 2027. Para Santos, a escolha era clara: investir em uma migração arriscada para o S/4HANA ou reinventar o sistema existente para torná-lo uma plataforma de inovação. A opção escolhida foi modernizar o ERP SAP ECC 6 com a camada ServiceNow, eliminando custos de migração e aumentando a eficiência operacional.
Tecnologia de próxima geração sem disrupção
Seth Ravin, CEO da Rimini Street, ressaltou os benefícios da parceria, destacando a capacidade de oferecer modernização sem disrupção. “Estamos muito entusiasmados em fazer parceria com a ServiceNow e a Apsen Farmacêutica para oferecer esta tecnologia de próxima geração – que foi facilmente integrada ao seu ERP SAP ECC 6 e outras plataformas de software empresarial atuais, sem necessidade de atualizações ou migrações caras, arriscadas e desnecessárias”, afirmou Ravin.
Entre os benefícios citados pela Rimini Street, estão a redução de até 90% nos custos de suporte de software ERP, a extensão da vida útil dos sistemas por um mínimo de 15 anos e a integração com a plataforma ServiceNow para acelerar a inovação. “A Apsen viu benefícios imediatos em processos simplificados, redução de custos operacionais e melhor eficiência operacional”, complementou Ravin.
Peter Russo, vice-presidente de fluxos de trabalho de negócios e marketing de produtos da ServiceNow, destacou o valor agregado da solução. Segundo ele, o modelo evita disrupções comuns em migrações de ERP, oferecendo inovação contínua sem comprometer a estabilidade dos processos. “As atualizações e migrações de ERP e outros softwares empresariais geralmente não oferecem um bom ROI em comparação com os investimentos em inovação. A Apsen é um ótimo exemplo de como a ServiceNow e a Rimini Street juntas podem oferecer valor, economia e um caminho acelerado para a inovação, modernização e IA Agêntica às organizações de todo o mundo”, afirmou.
Resultados expressivos e expansão planejada
Desde a implementação, a Apsen Farmacêutica já registrou avanços significativos: cerca de 70% dos processos que antes exigiam intervenção manual foram automatizados, o ciclo de desenvolvimento de novos processos foi reduzido de meses para semanas, e a dependência de equipes altamente especializadas diminuiu consideravelmente, trazendo maior autonomia para toda a organização.
Além disso, a solução permitiu que tarefas e personalizações do SAP fossem facilmente convertidas em fluxos de trabalho inteligentes da ServiceNow, conectando todos os sistemas e equipes necessários. “Nosso foco continua sendo manter os sistemas atuais estáveis e protegidos, enquanto ao mesmo tempo criamos uma estrutura que permite inovação contínua e ágil”, destacou Renan.
Com os resultados iniciais considerados um sucesso, a Apsen já planeja expandir a solução para áreas críticas como logística, qualidade e finanças. “O que começou como uma visão de próxima geração e um projeto piloto se tornou um modelo para toda a empresa”, finalizou Renan.