sexta-feira, julho 26, 2024
Home News FDA aprova primeiras terapias genéticas para tratar pacientes com doença falciforme

Nesta sexta-feira, 8. a Food and Drug Administration dos EUA aprovou dois tratamentos marcantes, Casgevy e Lyfgenia, representando as primeiras terapias genéticas baseadas em células para o tratamento da doença falciforme (DF) em pacientes com 12 anos ou mais. Além disso, uma dessas terapias, Casgevy, é o primeiro tratamento aprovado pela FDA a utilizar um tipo de nova tecnologia de edição de genoma, sinalizando um avanço inovador no campo da terapia genética.

A doença falciforme é um grupo de doenças hereditárias do sangue que afetam aproximadamente 100.000 pessoas nos EUA. É mais comum em afro-americanos e, embora menos prevalente, também afeta hispano-americanos. O principal problema da doença falciforme é uma mutação na hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos que fornece oxigênio aos tecidos do corpo. Esta mutação faz com que os glóbulos vermelhos desenvolvam uma forma crescente ou de “foice”. Esses glóbulos vermelhos falciformes restringem o fluxo nos vasos sanguíneos e limitam o fornecimento de oxigênio aos tecidos do corpo, causando dor intensa e danos aos órgãos chamados eventos vaso-oclusivos (VOEs) ou crises vaso-oclusivas (VOCs). A recorrência destes eventos ou crises pode levar a incapacidades potencialmente fatais e/ou morte prematura.

“A doença falciforme é uma doença sanguínea rara, debilitante e potencialmente fatal, com necessidades significativas não atendidas, e estamos entusiasmados em avançar no campo, especialmente para indivíduos cujas vidas foram gravemente perturbadas pela doença, aprovando hoje duas terapias genéticas baseadas em células, ” disse Nicole Verdun, MD, diretora do Escritório de Produtos Terapêuticos do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. “A terapia genética promete fornecer tratamentos mais direcionados e eficazes, especialmente para indivíduos com doenças raras, onde as opções de tratamento atuais são limitadas.”

Casgevy, uma terapia genética baseada em células, foi aprovada para o tratamento da doença falciforme em pacientes com 12 anos de idade ou mais com crises vaso-oclusivas recorrentes. Casgevy é a primeira terapia aprovada pela FDA que utiliza CRISPR/Cas9, um tipo de tecnologia de edição de genoma. As células-tronco hematopoiéticas (sangue) dos pacientes são modificadas pela edição do genoma usando a tecnologia CRISPR/Cas9.

CRISPR/Cas9 pode ser direcionado para cortar DNA em áreas específicas, permitindo a capacidade de editar (remover, adicionar ou substituir) com precisão o DNA onde foi cortado. As células-tronco sanguíneas modificadas são transplantadas de volta para o paciente, onde se enxertam (fixam e se multiplicam) na medula óssea e aumentam a produção de hemoglobina fetal (HbF), um tipo de hemoglobina que facilita o fornecimento de oxigênio. Em pacientes com doença falciforme, o aumento dos níveis de HbF previne a falcização dos glóbulos vermelhos.

Lyfgenia é uma terapia genética baseada em células. Lyfgenia usa um vetor lentiviral (veículo de entrega de genes) para modificação genética e é aprovado para o tratamento de pacientes com 12 anos de idade ou mais com doença falciforme e histórico de eventos vaso-oclusivos. Com o Lyfgenia, as células estaminais do sangue do paciente são geneticamente modificadas para produzir HbA T87Q , uma hemoglobina derivada da terapia genética que funciona de forma semelhante à hemoglobina A, que é a hemoglobina adulta normal produzida em pessoas não afetadas pela doença falciforme. Os glóbulos vermelhos contendo HbA T87Q apresentam menor risco de falcização e obstrução do fluxo sanguíneo. Essas células-tronco modificadas são então entregues ao paciente.

Ambos os produtos são feitos a partir de células-tronco do próprio sangue dos pacientes, que são modificadas e são devolvidas como uma infusão única de dose única como parte de um transplante de células-tronco hematopoéticas (sangue). Antes do tratamento, as células-tronco do próprio paciente são coletadas e, em seguida, o paciente deve ser submetido ao condicionamento mieloablativo (quimioterapia em altas doses), um processo que remove células da medula óssea para que possam ser substituídas pelas células modificadas em Casgevy e Lyfgenia. . Os pacientes que receberam Casgevy ou Lyfgenia serão acompanhados em um estudo de longo prazo para avaliar a segurança e eficácia de cada produto.

“Essas aprovações representam um importante avanço médico com o uso de terapias genéticas inovadoras baseadas em células para combater doenças potencialmente devastadoras e melhorar a saúde pública”, disse Peter Marks, MD, Ph.D., diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. . “As ações de hoje seguem avaliações rigorosas dos dados científicos e clínicos necessários para apoiar a aprovação, refletindo o compromisso da FDA em facilitar o desenvolvimento de tratamentos seguros e eficazes para condições com graves impactos na saúde humana.”

Dados que apoiam Casgevy

A segurança e eficácia de Casgevy foram avaliadas em um estudo multicêntrico de braço único em andamento em pacientes adultos e adolescentes com doença falciforme. Os pacientes tinham histórico de pelo menos dois COV graves definidos pelo protocolo durante cada um dos dois anos anteriores à triagem. O resultado primário de eficácia foi ausência de episódios graves de COV durante pelo menos 12 meses consecutivos durante o período de acompanhamento de 24 meses. Um total de 44 pacientes foram tratados com Casgevy. Dos 31 pacientes com tempo de acompanhamento suficiente para serem avaliados, 29 (93,5%) alcançaram esse resultado. Todos os pacientes tratados obtiveram sucesso no enxerto, sem que nenhum paciente apresentasse falha ou rejeição do enxerto.

Os efeitos colaterais mais comuns foram níveis baixos de plaquetas e glóbulos brancos, feridas na boca, náuseas, dores musculoesqueléticas, dores abdominais, vômitos, neutropenia febril (febre e contagem baixa de glóbulos brancos), dor de cabeça e coceira.

Dados que apoiam a Lyfgenia

A segurança e eficácia do Lyfgenia baseiam-se na análise de dados de um estudo multicêntrico de braço único, de 24 meses, em pacientes com doença falciforme e histórico de VOEs entre as idades de 12 e 50 anos. A eficácia foi avaliada com base na resolução completa dos VOEs (VOE-CR) entre 6 e 18 meses após a perfusão com Lyfgenia. Vinte e oito (88%) dos 32 pacientes alcançaram VOE-CR durante este período.

Os efeitos colaterais mais comuns incluíram estomatite (feridas na boca dos lábios, boca e garganta), níveis baixos de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos e neutropenia febril (febre e contagem baixa de glóbulos brancos), consistente com quimioterapia. e doença subjacente.

Ocorreu malignidade hematológica (câncer no sangue) em pacientes tratados com Lyfgenia. Uma caixa preta de advertência está incluída no rótulo do Lyfgenia com informações sobre esse risco. Os pacientes que recebem este produto devem ser monitorados ao longo da vida para essas doenças malignas.

Tanto os pedidos Casgevy quanto Lyfgenia receberam designações de Revisão Prioritária , Medicamento Órfão , Fast Track e Terapia Avançada de Medicina Regenerativa .

A FDA concedeu a aprovação do Casgevy à Vertex Pharmaceuticals Inc. e a aprovação do Lyfgenia à Bluebird Bio Inc.