Home News Livro visa combater preconceito acerca da depressão e transtorno bipolar

Livro visa combater preconceito acerca da depressão e transtorno bipolar

por Redação
0 comentário

Todas as vezes em que se pensa em alguma pessoa com doenças psiquiátricas como depressão, logo se imagina alguém deitado em uma cama, abatido e sem autocuidados. Ou mesmo quando alguém toma alguma atitude drástica como o suicídio, a questão que vem à mente é: “mas ele parecia tão bem”.

Para os médicos psiquiatras e pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Diego Freitas Tavares e Ricardo Alberto Moreno, visões estereotipadas sobre os transtornos mentais, como a acima citada, contribuem para o aumento do estigma e preconceito, pois a maioria das pessoas com doenças psiquiátricas, quer seja depressão, ansiedade ou transtorno bipolar levam uma vida normal e conseguem não deixar seu sofrimento aparente o tempo todo.

Foi pensando em combater essa conotação negativa que eles decidiram escrever o livro “Depressão e Transtorno Bipolar: A complexidade das doenças afetivas”, publicado pelo selo Vital (Editora Pandorga) que busca mostrar como doenças cerebrais como depressão e transtorno bipolar podem se apresentar de forma muito sutil e quase silenciosa até quadros graves e muito complexos.

A intenção dos psiquiatras com a obra é mostrar ao público leigo que algumas versões do que normalmente chamam de gênio difícil, ou alteração de humor repentina, podem ser uma faísca de um transtorno de humor, que traz prejuízos e podem ser adequadamente tratados.

Ficha Técnica:

Depressão e Transtorno Bipolar
Autores: Diego Freitas Tavares e Ricardo Alberto Moreno
ISBN: 978-65-87140-66-7
Formato: 16cm x 23cm
Páginas: 176 páginas
Preço: 69,90

Sobre os autores:

  • Diego Freitas Tavares é médico psiquiatra e doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordena o Ambulatório Integrado de Bipolares do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (FMUSP) e o Programa de Transtornos Afetivos (FMABC). É também pesquisador no Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (FMUSP).
  • Ricardo Alberto Moreno é médico psiquiatra e doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de professor da pós-graduação e do Departamento de Psiquiatria e diretor/fundador do Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, todos na mesma instituição.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside