A Tivita, plataforma que automatiza a gestão financeira e administrativa de clínicas, anuncia o lançamento oficial de duas Agentes Digitais, Julia e Tais. A tecnologia poderá ser usada por mais de 1000 clínicas, que contrataram os serviços da startup, em todo o país. A novidade chega ao mercado com impacto financeiro comprovado, escala operacional e usabilidade imediata.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira em evento realizado na cobertura do Hotel Tivoli, em São Paulo, com a presença de líderes do mercado de saúde e investidores. O lançamento faz parte do plano da Tivita para crescer 10x, que foram previstos no início de 2025.
Durante a fase de testes com clientes, a Agente Digital Tais automatizou mais de 10 mil tarefas complexas ligadas a rotinas de faturamento para convênios médicos, comprovando ser 75x mais rápida, gerando uma economia de 205 horas de trabalho humano e um ROI de 1,92x.
Já Julia, que automatiza o agendamento de consultas e exames, permite escalar o atendimento a pacientes 24 horas por dia 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes de forma humanizada e empática, além de agendar atendimentos complexos de ponta a ponta de acordo com a preferência do paciente. Os agendamentos conduzidos pela Agente Digital são 8x mais rápidos e promovem um aumento médio de 20% na conversão de pacientes.
Desde a fundação, a jornada da Tivita foi construída em duas etapas claras: no primeiro ano, a empresa estruturou sua infraestrutura de dados e plataforma de gestão financeira – hoje usada por mais de 1000 clínicas em todo o país. No segundo ano, concentrou esforços no desenvolvimento das Agentes Digitais Julia e Tais, bem como na integração dos seus clientes com mais de 10 operadoras de saúde, incluindo Bradesco, SulAmérica, Amil, Porto Seguro, Itaú, CarePlus, Medservice, CASSI e outros.
“Depois de um primeiro ano de estruturação e um segundo de crescimento na prática celebramos agora o início de uma nova fase. Com os agentes digitais da Tivita, clínicas passam a contar com colaboradores que operam 24/7, sem pausas, com padronização e rastreabilidade. Essa é a nova fronteira da eficiência operacional na saúde”, afirmou Claudio Franco, CEO e cofundador da Tivita.
O fundador do Núcleo Alcance, Roberto Esposito, relatou os efeitos da implementação da Tais: “No último trimestre, tivemos um impacto tremendo na operação. A Tais conseguiu absorver uma carga enorme de tarefas repetitivas com planos de saúde, permitindo que a equipe se dedicasse a casos mais complexos. Isso mudou completamente nosso fluxo de faturamento.”
O evento de lançamento das agentes de IA com contou também com um painel sobre competitividade latino-americana com inteligência artificial, que teve a participação de Carlos Alonso, sócio da FinTech Collective, e Monica Saggioro Leal, sócia da Maya Capital — dois dos fundos que lideraram a rodada de investimento de R$ 32 milhões da Tivita em 2024.
“As startups que estão apostando em inteligência artificial desde já estão construindo uma vantagem competitiva estrutural. A IA, quando aplicada com precisão, muda não só o custo operacional, mas a lógica do negócio”, destacou Carlos Alonso.
Com ativação em até 24 horas e integração completa à plataforma da Tivita, os Agentes Digitais já operam como verdadeiros membros da equipe nas clínicas: automatizando agendamentos, emissão de guias, integração com convênios e liberação de tempo humano para atividades mais estratégicas.