O Hospital Samaritano Higienópolis (São Paulo) acaba de inaugurar seu Centro de Robótica, que conta com um robô da Vinci, resultado de um investimento de R$ 7 milhões. Inicialmente, a tecnologia será utilizada em cirurgias de média e alta complexidades dos núcleos de Urologia, Gastroenterologia e Ginecologia. Outras especialidades, como cabeça e pescoço e cirurgia torácica, passam a utilizar a robótica no próximo ano.
Aliado à experiência do cirurgião, o robô da Vinci auxilia na realização de intervenções ainda menos invasivas, com braços de alta precisão e uma câmera que possibilita a visão 3D, além de permitir manobras em 360 graus, que não poderiam ser realizadas por mãos humanas.
O médico permanece no comando durante toda a cirurgia, operando o equipamento por meio de um joystick. A técnica reduz o trauma e a dor local e a perda de sangue, o que acelera a recuperação.
A equipe do Centro de Robótica do Samaritano é formada por oito cirurgiões que, juntamente com os profissionais de enfermagem, anestesia, instrumentação e engenharia clínica, passaram por treinamentos no Brasil e na Colômbia. No próximo ano, o serviço será expandido com novos médicos certificados para atuarem em cirurgias de cabeça e pescoço e torácica.