Não é novidade que estamos há alguns anos vivendo a era da saúde 5.0 que foi impulsionada pela pandemia de Covid-19. O uso de diferentes tecnologias no segmento tem sido uma crescente no país e tem impactado de forma positiva todas as esferas da saúde, seja no agendamento de consultas, atendimento, relação médico paciente, telemedicina, prontuários eletrônicos, entre outros.
Muito além da interoperabilidade (integração de sistemas), a realidade é que junto com a adesão dessas inovações vem um novo contexto relacionado ao paciente. Ou seja, o indivíduo está muito mais ativo e informado, em busca de novas experiências e deseja ser ouvido, o que nos faz esbarrar em um ponto extremamente importante – o paciente precisa estar no centro.
Quando falamos em experiência do paciente, por exemplo, as instituições de saúde como clínicas e hospitais, devem analisar sua eficiência em todos os pontos de contato. Segundo dados do “Panorama das Clínicas e Hospitais 2023”, pesquisa da plataforma Doctoralia, 60% dos respondentes apostam em recursos digitais para confirmação de consultas; 34% para prescrição (receitas, atestados e solicitações de exames) e 26% para meios de pagamentos.
Julgo necessário que as instituições de saúde apostem na jornada completa do paciente, já que, o pré e o pós atendimento carregam o peso de uma boa experiência. A tendência é que, cada vez mais, esses pacientes queiram ser ouvidos e acolhidos da melhor maneira possível e para isso, apostar em novas tecnologias complementa a relação entre especialista e paciente e torna a jornada mais humana.
A era digital já está acontecendo faz algum tempo e estar no ambiente online se tornou obrigatório para que hospitais, clínicas e profissionais da saúde possam oferecer as melhores ferramentas e tratamentos para seus pacientes. Nesse quesito, reforço novamente o quão importante é conseguir acompanhar a jornada do paciente e a tecnologia permite que isso seja feito com maestria.
Por fim, acredito que estamos no caminho certo para democratizarmos ainda mais a comunicação e o atendimento na saúde. A adesão de novas tecnologias tem sido o chamariz para eliminar diversos gargalos em operações. Afinal, todo mundo merece ter uma saúde de qualidade e um tratamento mais humano.
*Alessandro Tramarin é head de vendas B2B na Doctoralia.