segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Especialista explica como a terapia pode apoiar no desenvolvimento pessoal

Especialista explica como a terapia pode apoiar no desenvolvimento pessoal

por Redação
0 comentário

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, em todo o mundo há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos. Apesar do número alarmante, ainda há muito preconceito quando se fala em saúde mental. “O preconceito reside nas generalizações e estereótipos que não correspondem à realidade. Muitos desconhecem a profundidade dos problemas psicológicos e teimam em acreditar que depressão não existe, ou até mesmo que está relacionada com preguiça”, revela Renata Tavolaro, head de psicologia da OrienteMe, healthtech especializada em saúde corporativa.

O tabu que envolve a iniciativa de se procurar por ajuda é impulsionado por vários motivos, seja por vergonha, receio da repercussão negativa ou preocupação que isso seja visto como um sinal de fraqueza.

Por outro lado, para ela, os benefícios de se ingressar em um processo psicoterapêutico são muitos. “Digo sempre que é um grande investimento pessoal, já que, além do autoconhecimento, a iniciativa proporciona o gerenciamento das emoções e melhora a qualidade de vida”, garante Renata. Ela reforça que a terapia impacta diretamente no desenvolvimento pessoal, o que reflete também no profissional.

Renata lembra que cada pessoa encara os acontecimentos e as fases da vida de uma forma única em virtude da personalidade, educação recebida da família, crenças, grau de inteligência emocional e valores pessoais. E, para os profissionais da psicologia, o desenvolvimento pessoal é contínuo. “As pessoas o vivenciam até o fim de suas vidas. Embora ele aconteça naturalmente, também é possível catalisá-lo por meio de ferramentas de autoconhecimento, como a terapia”, salienta a psicóloga.

O desenvolvimento pessoal influencia também na maneira como o indivíduo se vê, a chamada autoestima e autoconfiança para encarar a vida. A psicóloga da OrienteMe afirma que é por isso que nós mudamos a nossa autopercepção das situações com a passagem dos anos, passando do positivo para o negativo e vice-versa. “O desenvolvimento pessoal nos permite tomar decisões mais assertivas, administrar os nossos relacionamentos, lidar melhor com situações corriqueiras e estressantes e, sobretudo, viver em paz conosco”, conclui Renata.

A OrienteMe é uma plataforma de saúde corporativa que mapeia a saúde da população da empresa, realiza o atendimento aos colaboradores de forma personalizada com psicólogos e nutricionistas licenciados e disponibiliza um portal corporativo exclusivo em tempo real para as empresas acompanharem a evolução da saúde de seus colaboradores. Vencedora do prêmio Creator Awards da WeWork, atende grandes empresas e seguradoras como Unimed, Bradesco Saúde, Coca-Cola, P&G, Votorantim e Capgemini.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside