quinta-feira, maio 30, 2024
Home Gestão HCN é reconhecido como referência no tratamento contra o câncer pelo Ministério da Saúde

HCN é reconhecido como referência no tratamento contra o câncer pelo Ministério da Saúde

por Redação
0 comentário

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, acaba de alcançar mais um marco que o consolida como referência no tratamento oncológico: o hospital é a primeira unidade estadual a ser reconhecida e credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), através da portaria nº 3.575. O reconhecimento é fruto do trabalho árduo de inúmeros profissionais que incansavelmente se dedicam a transformar o cenário da saúde não só da região, mas de todo Estado de Goiás.

O Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual, completará 2 anos em julho de 2024 e foi inaugurado com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para toda a população goiana.
Além disso, o HCN tem histórico de relevantes serviços prestados à população. Apenas nos três primeiros meses de 2024, realizou 3.820 consultas, mais de 1.000 sessões de quimioterapia, 494 altas de pacientes e 230 cirurgias oncológicas, oferecendo o que há de melhor em tratamento contra o câncer para toda população de Goiás, seja em estrutura, tecnologia ou humanização do atendimento.

“É muito gratificante recebermos essa habilitação prestes a completarmos dois anos de implantação do primeiro serviço de Oncologia da rede estadual aqui no HCN. É um marco importante sermos reconhecidos pelo Ministério da Saúde como referência no tratamento contra o câncer. Agradeço especialmente aos profissionais envolvidos do HCN e da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. O SUS precisa de nós. Juntos somos mais fortes!”, afirma o diretor do HCN, João Batista da Cunha

As unidades de saúde habilitadas como Unacon devem oferecer assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e no tratamento. A assistência especializada abrange sete modalidades integradas: diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.

Atendimento humanizado

Além de toda estrutura de consultórios, salas de infusão de quimioterápicos, leitos de internação clínicos e cirúrgicos, equipamentos modernos, equipe médica e multiprofissional dedicada e especializada, o HCN conta com o profissional do enfermeiro navegador, que faz todo o acompanhamento do tratamento oncológico e visa garantir atendimento humanizado para os pacientes e seus acompanhantes. O Centro de Oncologia do hospital possui espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem e lenços, tudo para garantir o melhor acolhimento durante todas as etapas.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

“O HCN foi o primeiro serviço de oncologia a ser implantado na rede estadual de Goiás. E mais uma vez faz história sendo a primeira unidade estadual a ser reconhecida e credenciada pelo Ministério da Saúde como Unacon”, celebra o diretor do HCN, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias