quarta-feira, maio 22, 2024
Home News Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

por Redação
0 comentário

O Ministério da Saúde aponta baixa adesão à vacinação contra a gripe no Brasil, sendo que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a doença, e 14,4 milhões de doses aplicadas, quase um mês após o início da campanha. Neste ano, a meta é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e outros. A composição da vacina deste ano visa proteger contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H2N3) e Influenza B.

De acordo com o Dr. Marcelo Bechara, médico clínico geral e cirurgião, essa menor adesão pode deixar as pessoas suscetíveis às formas graves da gripe, afetando de forma mais intensa grupos de riscos. Ainda, segundo o especialista, como consequência, o sistema de saúde terá uma sobrecarga de atendimentos e internações, principalmente, o SUS.

Até o momento, os estados com as menores taxas de vacinação são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Para o Dr. Bechara, a pouca procura por imunização também pode estar ligada aos fatores históricos, já que as gerações mais jovens conviveram menos com as sequelas de enfermidades que foram erradicadas com a vacinação, como a poliomielite, a varíola e muitas outras, além das polêmicas envolvendo o imunizante contra Covid-19.

“Muitas pessoas têm medo de se vacinar por conta dos efeitos da aplicação. Eles preferem enfrentar o adoecimento, que pode ser crítico, do que ser vacinado”, revela o médico.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside