quinta-feira, maio 30, 2024
Home Negócios Farmácias Raia e Drogasil vacinam contra vírus que provoca doenças respiratórias graves em idosos

Farmácias Raia e Drogasil vacinam contra vírus que provoca doenças respiratórias graves em idosos

por Redação
0 comentário

As farmácias Raia e Drogasil, pertencentes ao grupo RD Saúde, já aplicam a vacina Arexvy contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

A circulação do VSR aumenta no outono e inverno. Muitas vezes, os sintomas são leves, mas as infecções por VSR podem ser perigosas para bebês e pessoas idosas – nesses grupos, o vírus pode provocar bronquiolite e casos graves de pneumonia, que podem levar até mesmo à morte.

Produzido pelo laboratório GSK, o imunizante Arexvy foi o primeiro contra o vírus sincicial aprovado pela Anvisa e é indicado para adultos com 60 anos ou mais. Liberada também pela União Europeia e Estados Unidos, a vacina, que não tem previsão para chegar à rede pública no Brasil, tem eficácia de 82,6% para prevenir doenças do trato respiratório inferior e de 94,1% para evitar casos graves de doenças do trato respiratório inferior.

Pelos sites e aplicativos das redes, é possível verificar as unidades nas quais a vacina está disponível e consultar os valores, que podem variar de estado para estado. A aplicação exige prescrição médica. É importante consultar o médico, pois a Arexvy é contraindicada em casos de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer componente.

Ao aprovar o registro da vacina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou que a doença tem grande impacto sobre a saúde pública. “A preocupação maior é com o grande número de internações de idosos causadas pela infecção por VSR. Como grupo voltado para cuidados integrais, bem-estar e prevenção de doenças, é nosso papel oferecer ao cliente opções de proteção que ainda não estão disponíveis na rede pública”, diz Juliana Cervan, diretora da área de Mais Saúde da RD Saúde.

RD Saúde aplica vacina contra influenza com proteção reforçada para idosos

A RD Saúde investe permanentemente na ampliação dos serviços prestados à população. Além dos testes rápidos para detectar doenças como dengue, covid-19 e influenza, as farmácias Raia e Drogasil oferecem 20 tipos de vacinas. Só no ano passado, mais de 160 mil doses foram aplicadas nas filiais das redes.

Em 2024, além da vacina comum contra a gripe, as farmácias Raia e Drogasil aplicam um imunizante que oferece proteção reforçada para idosos contra a influenza. A vacina Efluelda foi desenvolvida especialmente para uso na população acima de 60 anos, mais suscetível a casos graves de gripe.

Indicada na proteção contra as cepas A e B do vírus influenza, a Efluelda tem uma concentração de antígenos quatro vezes maior do que a vacina tetravalente comum. Para tomar a vacina, não é necessário apresentar prescrição médica.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias