quinta-feira, maio 30, 2024
Home Inovação Tecnologias de IA e Machine Learning estão transformando a medicina do sono

Tecnologias de IA e Machine Learning estão transformando a medicina do sono

por Redação
0 comentário

 A medicina do sono, um campo essencial para o bem-estar humano, está testemunhando uma revolução em inovação graças aos avanços da Inteligência Artificial (IA) e ao Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Essas tecnologias estão impulsionando descobertas significativas e melhorando os diagnósticos e tratamentos para uma ampla gama de distúrbios do sono.

Uma das áreas mais impactadas por esses avanços é o diagnóstico da apneia do sono, um distúrbio comum e potencialmente perigoso. Sistemas desenvolvidos baseados em IA podem analisar grandes volumes de dados de polissonografia e outros dispositivos de monitoramento do sono. Essa capacidade de análise detalhada está permitindo diagnósticos mais rápidos e simplificados, tratamentos personalizados e intervenções mais eficazes para população com apneia do sono.

Neste cenário de inovação, a Biologix, healthtech especializada em medicina do sono, surge como um exemplo de como essas tecnologias estão sendo incorporadas de forma eficaz. Fundada em 2015, a empresa comercializa soluções disruptivas para a área da saúde, como o Exame do Sono Biologix, uma polissonografia simplificada, prática, eficaz e acessível para ser realizada em casa pelo próprio paciente, e é utilizada por profissionais da saúde para diagnosticar e acompanhar pessoas com ronco e apneia do sono.

Utilizando algoritmos de IA e Machine Learning, a empresa desenvolveu o sensor de dedo portátil Oxistar, que permite a realização do exame no conforto do lar. Enquanto o paciente dorme, o aparelho coleta informações sobre o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, movimento e ronco do paciente, que são enviadas via bluetooth ao aplicativo Biologix, dispensando a necessidade de fios.

“O setor de medicina do sono está entrando em uma nova era no diagnóstico e nos tratamentos de distúrbios do sono e, à medida que essas tecnologias continuam a evoluir, podemos esperar transformações importantes que impactarão cada vez mais a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo é que cada vez mais os pacientes tenham controle e conhecimento sobre seu sono e sua própria saúde”, afirma Tácito de Almeida, fundador e CEO da empresa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias