A Oncoclínicas&Co acaba de divulgar seus resultados do primeiro trimestre de 2025 (1T25), demonstrando mais um trimestre de crescimento seletivo da receita, focado em alta conversão da receita em caixa, redução de custos e despesas e disciplina em capex.
Destaques Financeiros e Operacionais:
- A Companhia seguiu executando sua transição para um novo patamar baseado em preservação e geração de caixa no 1T25, adotando uma estratégia comercial mais seletiva. Como resultado, houve uma melhora de R$ 131,8 milhões no fluxo de caixa livre, quando comparado ao 1T24;
- A estratégia iniciada pela Companhia há alguns trimestres, de reduzir receita junto a fontes pagadoras com ciclos de capital de giro mais intensivos, tem sido eficaz em manter a trajetória de estabilização da dívida líquida;
- Também continuamos aprofundando um abrangente programa de redução de custos e despesas – iniciado no 3T24 – e que já resultou em aproximadamente R$ 32 milhões de economia normalizada no 1T25;
- A Receita Bruta no 1T25 atingiu R$ 1.658,1 milhões, comparada a R$ 1.620,8 milhões no 1T24, um crescimento de R$ 37,2 milhões, ou 2,3%;
- Na comparação LTM, a Receita Líquida totalizou aproximadamente R$ 6,3 bilhões, um crescimento de 10,7%, ou R$ 607,7 milhões em relação ao mesmo período de 2024;
- O Lucro Bruto Caixa no LTM 1T25 foi de R$ 2.004,9 milhões (margem de 32,0%), comparado com R$ 1.956,9 milhão no 1T24, um crescimento de 2,5%, ou R$ 48,0 milhões;
- O EBITDA Ajustado foi de R$ 1.032,1 milhões no LTM 1T25 (margem de 16,5%), uma queda de 5,9% em relação ao LTM 1T24, sobretudo em função da decisão da Companhia de reduzir temporariamente sua receita para priorizar a geração de caixa.
Desde 2024, a Oncoclínicas&Co vem priorizando uma política comercial mais seletiva, com foco na geração de caixa e na redução temporária da exposição a fontes pagadoras com prazos de pagamento mais longos. Essa estratégia resultou na estabilização da alavancagem financeira e na preservação da saúde econômica da companhia.
“Acreditamos que manter o foco na disciplina financeira e reduzir a exposição a determinadas fontes pagadoras são estratégias adequadas para continuar crescendo de forma sustentável, ao mesmo tempo em que seguimos nos reestruturando financeiramente e operacionalmente. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a atuação em oncologia, com foco em inovação, tecnologia e medicina de precisão, para oferecer o melhor cuidado aos pacientes no Brasil e no mundo”, afirma Bruno Ferrari, CEO e fundador da Oncoclínicas&Co.
Apesar dos desafios no setor de saúde em 2024, a Oncoclínicas&Co demonstrou resiliência e capacidade de adaptação. A prioridade da Companhia é manter a disciplina na geração de caixa, continuar aprimorando a gestão do capital de giro e buscar um crescimento sustentável, com qualidade da receita.
Olhando para o Futuro: Expansão Sustentável e Liderança Global
Com uma rede de mais de 140 unidades em 45 cidades brasileiras e internacionais e mais de 2.900 especialistas dedicados à oncologia, a companhia reafirma seu compromisso com a inovação e excelência no cuidado oncológico. A estratégia da empresa é continuar sua expansão sustentável e liderar a pesquisa oncológica global.
A Oncoclínicas é reconhecida por seu modelo inovador, que integra tecnologia, medicina de precisão e parcerias estratégicas para transformar o cuidado oncológico, construiu um ecossistema de saúde baseado em dados, com uma das maiores bases de dados oncológicos da América Latina, permitindo avanços significativos em medicina de precisão, inteligência artificial e genômica aplicada ao câncer.
Além disso, vem se destacando também por sua capacidade de estabelecer parcerias estratégicas, que geram valor para todo o ecossistema de saúde. A Companhia integra em sua plataforma clínicas, hospitais, operadoras de saúde, governos e médicos independentes, oferecendo um modelo de integração flexível e eficiente, que padroniza protocolos, otimiza recursos e amplia o acesso a tratamentos de ponta.
Próximos Passos: Escala, Tecnologia e Expansão no Mercado Internacional
A Oncoclínicas&Co continuará focada em otimizar suas operações, investir em tecnologia e expandir sua presença no mercado brasileiro. A companhia está confiante em sua capacidade de gerar valor para seus pacientes, colaboradores e acionistas – e tem demonstrado a escalabilidade e o sucesso de seu modelo em diferentes frentes, com iniciativas como o OC Franquias, que expande o acesso ao tratamento de qualidade, e joint ventures como a parceria com o Grupo Al Faisaliah, na Arábia Saudita, que leva o modelo de excelência da empresa para novos mercados.