A Escola Interpares de Curitiba (PR), começou o ano com uma parceria inovadora com o Hospital Pequeno Príncipe para oferecer teleatendimento médico diretamente no ambiente escolar. O programa HPP nas Escolas utiliza o dispositivo TytoPro para realizar consultas remotas e avaliações iniciais de saúde, garantindo mais segurança e tranquilidade para alunos e famílias.
Na prática, o processo funciona de forma simples e eficiente. Quando uma criança apresenta algum sintoma que requer atenção, a equipe escolar realiza uma consulta remota com os profissionais do Pequeno Príncipe. Dessa forma, os responsáveis são informados já com uma avaliação médica inicial, facilitando a tomada de decisão sobre a necessidade de cuidados adicionais.
Na última semana, a primeira consulta dentro desse novo modelo foi realizada com sucesso. A mãe da criança acompanhou todo o processo por meio da comunicação da escola e recebeu as informações médicas sem precisar sair do trabalho às pressas. O feedback foi positivo reforçando o impacto positivo da iniciativa na rotina das famílias, garantindo mais tranquilidade e um cuidado mais eficiente para os pequenos.
“Fiquei muito aliviada e satisfeita com o atendimento rápido e eficiente que meu filho Fred recebeu por meio da parceria entre a escola e o Hospital Pequeno Príncipe. A possibilidade de consultar um médico sem precisar sair da escola foi incrível! Naquele momento, eu estava em meio à correria do dia a dia, atendendo a uma necessidade urgente da minha outra filha. Mas, sabendo que o Frederico estava recebendo atendimento de pessoas confiáveis e competentes, pude lidar com a situação com muito mais tranquilidade”, conta a mãe Eline Lie Yamashita Cruz.
Com essa parceria, a Escola Interpares reforça seu compromisso com o bem-estar dos alunos, unindo tecnologia e saúde para proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor.
Dayse Campos, diretora da escola, destaca que a educação vai além do ensino acadêmico. “Queremos que as crianças desenvolvam autonomia também no cuidado com sua saúde. Essa iniciativa permite que elas participem do processo, compreendam seus próprios sintomas e tomem consciência sobre a importância do bem-estar. O teleatendimento dentro da escola vai ajudar a fortalecer essa construção”, finaliza a diretora.
Com o uso do TytoPro, dispositivo que realiza até oito exames remotos, como ausculta pulmonar, exame de garganta e temperatura, o programa também reduz idas desnecessárias ao hospital, aumenta a permanência do aluno em sala de aula e garante um diferencial competitivo para as escolas.
“O programa proporciona não apenas maior tranquilidade aos pais e responsáveis, mas também uma resposta rápida e qualificada para as intercorrências de saúde que possam ocorrer nas escolas. Além disso, o uso do TytoPro possibilita um atendimento rápido, eficiente e humanizado, alinhado às necessidades das famílias na era digital”, destaca a coordenadora do HPP nas Escolas, a médica Rafaela Wagner.