quinta-feira, março 28, 2024
Home Gestão Aplicativo integra dados clínicos e telemedicina para agilizar atendimento e diagnóstico de Covid-19 em SP

Aplicativo integra dados clínicos e telemedicina para agilizar atendimento e diagnóstico de Covid-19 em SP

por Redação
0 comentário

O aplicativo e-saúdeSP, plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista e oferece várias outras funcionalidades, agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19.  Depois de acessar o aplicativo, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O munícipe recebe de volta um relatório com base nos sintomas declarados, que contém todas as orientações necessárias, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde.

O paciente poderá receber ainda orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou, se necessário, encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central @covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos Equipamentos de Saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado. Até a primeira quinzena de outubro, foram registrados 18.610 acessos à plataforma para cadastramento ativo por parte do usuário.

A plataforma está disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web. Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Telemedicina em escolas – A SMS e a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizarão os Consultórios Digitais da Saúde (CDS), canais diretos de consulta por telemedicina com profissionais de saúde. Cada unidade escolar municipal será cadastrada, capacitada e abrigará um CDS.

Em casos de sintomas ou dúvidas relacionadas à Covid-19, o consultório entrará em ação e fará o primeiro atendimento. Os resultados poderão ser acompanhados pelas UBSs de cada região e os cadastros serão integrados à plataforma do e-saúdeSP.

Além disso, haverá a indicação para que, antes de sair de casa, alunos, educadores e funcionários das escolas utilizem a teletriagem @Covid disponibilizada pelo aplicativo. Caso necessário, um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) estará à disposição para uma consulta por meio de telefone ou vídeo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside