Organizar medicamentos em meio à rotina corrida de um hospital não é tarefa fácil. Os aparatos eletrônicos são alternativas que agregam na qualidade na assistência do tratamento médico, principalmente em meio à pandemia do novo Coronavírus. O uso do dispensário eletrônico para insumos médicos em todos os andares do hospital, por exemplo, automatizou a logística hospitalar. “Essa solução tecnológica também reduz custos, otimiza estoque, garante segurança para o paciente, agilidade nos processos e, o mais importante, disponibilidade de tempo da equipe assistencial para prestar um acolhimento mais humanizado e próxima ao paciente”, complementa a gerente de Farmácia do Instituto Orizonti – do Grupo Oncomed, Suellen Pegnolato.
Segundo a farmacêutica, o grau de automação e segurança desses equipamentos permitiu que áreas complexas como CTI (Centro de Terapia Intensiva) fossem totalmente atendidas pelos dispensários eletrônicos. “Dessa forma, toda equipe assistencial consegue atender as demandas dos pacientes diretamente nos armários automatizados”, explica a farmacêutica.
Na prática
Para o coordenador de Enfermagem da Unidade de Internação do Orizonti, Pedro Henrique Franco, a tecnologia traz mais praticidade para o dia a dia dos profissionais de saúde. “O equipamento é de fácil acesso, o que garante agilidade no uso e um atendimento ágil ao paciente. Com ele, as equipes assistenciais conseguem ficar o maior tempo à beira leito do paciente, prestando maior assistência e evitando o deslocamento para os setores de farmácias”, conta. É importante ressaltar que o aparelho é controlado por rígido sistema de segurança. “O acesso é por meio do crachá de identificação do profissional e também há monitoramento de câmeras”, exemplifica. Dessa forma, a equipe consegue oferecer um tratamento mais completo e de qualidade. “Conseguimos promover o atendimento imediato para realização de alguns procedimentos (ex.: punção de AVP-Acesso Venoso Periférico, troca de fraldas, troca de curativos), maior presença da equipe assistencial no leito e no setor, e acompanhar o uso do equipamento pela equipe assistencial”, revela Pedro.
Inovação
“Inovar é um dos objetivos do Grupo Oncomed para garantir atenção integral ao paciente. A instituição não tem economizado esforços para implementar o que há de mais moderno no mercado hospitalar”, revela a farmacêutica. Além de acelerar o atendimento, o dispensário eletrônico garante mais organização e maior custo-benefício. “Integrado ao sistema de gestão do próprio hospital, os dispensários eletrônicos desempenham todas as funcionalidades necessárias para garantir uma boa gestão de estoque, inclusive com alertas de redução de insumos, câmeras que registram e arquivam todas as movimentações, além de acesso do profissional por biometria e rastreabilidade de toda dispensação de materiais e medicamentos, inclusive medicamentos controlados”, finaliza Suellen.
O Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade oferece 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado que integram o modelo inovador de assistência médica. A logística hospitalar favorecida por uma estrutura bem planejada é um diferencial do instituto. A forma de construção e disposição das áreas assistenciais foi desenvolvida para o paciente circular o menos possível dentro do hospital. A jornada de cuidado e a forma de acolhimento ao paciente é outra inovação. O hospital tem profissionais especializados como Concierge (dedicado à área assistencial, para apoiar agendamentos de exames e consultas), navegador (apoiará o paciente durante seu plano de cuidado integral e multidisciplinar), mensageiro (responsável pelos deslocamentos e percurso dentro do hospital), capitão porteiro (exclusivos para acompanhar pessoas com pouca mobilidade).