O Einstein cria um programa de aceleração de startups, dentro da Eretz.bio, para fomentar o desenvolvimento de inovação e novas tecnologias em saúde a serem aplicadas em unidades públicas. Para participar, é necessário fazer uma inscrição online, e passar por um processo de seleção, que envolverá um comitê avaliador que analisará os projetos aplicados.
As startups escolhidas passarão, em 2025, por um processo de capacitação, com mentorias voltadas ao entendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua regulamentação, além de aspectos específicos sobre gestão de contratos e aquisições pelo setor público. Um dos diferenciais será o foco na análise de custo-efetividade das soluções oferecidas pelas startups participantes, que permitirão uma avaliação da viabilidade financeira e do impacto factível das inovações propostas no âmbito de saúde populacional. Já na segunda fase, as startups poderão implementar uma prova de conceito na rotina de uma unidade pública gerida pelo Einstein.
O programa foi estruturado com base na vivência de mais de 20 anos do Einstein no SUS. Hoje, a organização faz a gestão de mais de 30 unidades de saúde pública em São Paulo, Goiás e na Bahia. “A iniciativa representa um passo importante para estimular a transferência de conhecimento e tecnologia para o sistema público, considerando que apenas 13% das healthtechs no Brasil estão diretamente focadas nesta frente, segundo um estudo realizado pelo Einstein. Nosso objetivo, com o programa, é ampliar o acesso à saúde com qualidade, promover equidade e melhorar a qualidade da assistência, trazendo ao SUS as tecnologias mais avançadas e promissoras da área”, afirma Sidney Klajner, presidente do Einstein.
Essa iniciativa se soma a projetos já realizados em unidades públicas e privadas, como a pesquisa SAMPa (Sistema Astuto para Monitoramento de Pré-natal), que tem utilizado ferramentas de inteligência artificial generativa para que profissionais de saúde da região norte do Brasil acessem em tempo real sugestões de perguntas que contribuam na assistência de mulheres que fazem acompanhamento pré-natal para identificar alterações e possíveis riscos, para prevenção e tratamento.
“Além de apoiar o Einstein em seus projetos de inovação, a Eretz.bio também atua como facilitadora para grandes empresas e governos. Com o programa, o Einstein busca ampliar o impacto dessas inovações no SUS “, explica Rodrigo Demarch, diretor executivo de Inovação do Einstein.
Sete anos da Eretz.bio
O lançamento também marca os 7 anos da aceleradora de startups do Einstein. Desde a sua criação, tem sido um motor de inovação no setor de saúde, acelerando startups e conectando-as ao ecossistema de saúde brasileiro, tanto no setor privado quanto no público. Atua nas frentes de biotecnologia, saúde digital, dispositivos médicos e educação. Com mais de 150 startups aceleradas e 27 tecnologias incorporadas ao Einstein, consolidou-se como uma referência, impulsionando soluções tecnológicas que já beneficiaram milhares de pessoas.