quinta-feira, abril 25, 2024
Home News Relatório aponta analytics como uma das principais tecnologias para reduzir custos na saúde

Relatório aponta analytics como uma das principais tecnologias para reduzir custos na saúde

por Claudiney Santos
0 comentário

Durante o Seminário de RH: O Futuro do Trabalho em Tempos de Disrupção, promovido em São Paulo no último dia 9 pela Mercer Marsh Benefícios, foi apresentada a pesquisa Tendências Médicas 2018, mostrando o crescimento dos custos hospitalares e novas tecnologias que transformam o ambiente corporativo.

Ela mostra que tecnologia é dos principais investimentos das operadoras de saúde para transformar esse cenário: 47% delas estão investindo em data analytics e em 24% tecnologia para usuário final.

O relatório mostrou um mapa completo e o ranking dos custos médicos hospitalares no mundo englobando 62 países, 225 operadoras, sendo 38% na América Latina, 17% Oriente Médio e África 35% na Europa.

Ela constatou que o Brasil em 2018 teve a 3ª média mais alta de inflação, 15,4% de inflação médica contra, 3,6% na média geral do país, uma diferença acima de 11,8 pontos percentuais, perdendo apenas para Argentina e Egito. Globalmente a inflação médica é de 9,1% contra uma média anual da inflação geral de 3,5%, ou seja 5,6 pontos percentuais acima da média.

Os influenciadores dos custos por grupo de serviços são:

*21% despesas hospitalares de sala de cirurgia, quarto de internação, farmácia e locação de equipamentos para pacientes internados;

* 20% honorários médicos cobrados de pacientes ambulatorial;

* 20% de honorários médicos e outros profissionais de saúde cobrados de pacientes internados;

*18% de medicamentos, materiais, próteses e suprimentos de pacientes internados/;

*10% de medicamentos, materiais, próteses e suprimentos de pacientes não internados.

Na América Latina os maiores custos são nas áreas de Oncologia, Aparelho Circulatório, Ortopedia; globalmente são de Oncologia, Aparelho Circulatório e Aparelho Respiratório.

O gerente para gestão e promoção de saúde da Mercer Marsh Benefícios, Helder Valério, que apresentou a pesquisa, disse que este cenário se reflete nos valores dos planos de saúde corporativos, quais são os fatores de riscos que impactam os custos médicos e hospitalares, dentre outros. “São necessárias ações integradas de gestão de saúde, qualidade de vida e bem-estar com metas de curto, médio e longo prazo para envolver todos atores neste panorama”, explica.

Também fazem parte desta plenária a diretora técnica e de relacionamento com clientes da SulAmérica, Raquel Giglio, e o diretor da CarePlus, Ricardo Salem.

Também fazem parte da plenária que discutiu a pesquisa,  diretora técnica e de relacionamento com clientes da SulAmérica, Raquel Giglio e o diretor da CarePlus, Ricardo Salem.

Para eles, o país enfrenta aumento de custos advindos de desperdícios com exames repetitivos e desnecessários, problemas de judicialização da saúde, inclusão de novos tratamentos e medicamentos no rol da ANS, fraudes com recibos de reembolso, problemas culturais com desperdícios, etc.

Raquel Giglio explicou que a SuAmérica tem várias iniciativas que melhoram o atendimento e ao mesmo tempo reduzem custo, como o aplicativo móvel pelo qual o usuário pode solicitas reembolso de despesas hospitalares. “Usamos inteligência artificial que confere a assinatura dos médicos nos recibos e compara com uma base de dados, a fim de detectar possíveis fraudes”, explica. Outra iniciativa é o recém anunciado serviço de consulta domiciliar para crianças e idosos acima de 65 anos, que reduziu o custo de R$ 700 para R$ 200 por atendimento.

A CarePlus, segundo seu diretor Ricardo Salem, adota o chamado Valued Based Healthcare (assistência médica baseada em valor) onde um grupo de médicos e hospitais é remunerado com base nos resultados de saúde do paciente. “Numa rede selecionada de médicos e hospitais existe um programa pré-definido onde os procedimentos e custos já são acordados dentro de um programa de excelência”, explica.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside