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Com uso de IA, epharma reduz o tempo de contratação de talentos pela metade

por Redação
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Além de investir em tecnologia para criar soluções disruptivas para a promoção da saúde, a epharma aposta na inteligência artificial (IA) para aprimorar o recrutamento e a seleção de talentos. Com a inovação, a empresa reduziu praticamente pela metade o tempo de contratação de colaboradores, de 15 para 8 dias. Ainda, aumentou a assertividade dos perfis e a aceitação das suas ofertas de empregos.

A mudança começa com a entrevista dos candidatos que, primeiramente, respondem sobre as suas experiências individuais para recrutadora virtual Andy, por meio do WhatsApp para, posteriormente, serem entrevistados por profissionais do time de PeopleX. Com isso, o tempo médio das entrevistas caiu 57%.

A jornada, que começa com a descrição da vaga e termina com a recepção do novo colaborador, envolve o processamento de dados e a geração de relatórios detalhados pela IA, com análise comportamental e estatística, para a tomada de decisão dos gestores.

“Desde o início, ficou claro que nossa visão de transformação transcendia a simples transição de processos manuais para digitais. Nosso compromisso era com uma transformação profunda do nosso processo. Nossa estratégia se desdobra em três frentes principais: primeiro, minimizamos o trabalho repetitivo, maximizando nossa eficiência operacional; segundo, impulsionamos a inovação como nosso principal diferencial para atrair talentos excepcionais; e terceiro, adotamos abordagens disruptivas para superar desafios tradicionais e nos destacar no mercado. Essas iniciativas são fundamentais para remodelar não apenas nossos processos, mas a cultura de inovação da epharma.”, explica Bruna Pereira, gerente de Recursos Humanos da epharma.

A companhia usou a IA para avaliar 2.446 currículos e entrevistar 476 candidatos no primeiro trimestre de adoção desta inovação (4T23). Além disso, 30 desafios técnicos foram corrigidos por inteligência artificial.

Ao todo, o time de PeopleX da epharma economizou mais de 258 horas em tarefas repetitivas, direcionando o foco para atividades de maior valor agregado, o que representa mais de R$ 94,4 mil em tarefas repetitivas convertidos para atividades estratégicas, na comparação entre o 4T22 e o 4T23.

Avaliação em 30 segundos e desafios customizados

A IA permite analisar currículos mais rapidamente, tornando o processo mais eficiente. A tecnologia é capaz de selecionar até mil candidatos em apenas 90 segundos e avaliar cada currículo em até 30 segundos. Essa seleção é feita com análise dos perfis e experiências.

“Assim, o time de Talent Acquisition dá continuidade ao processo com mais assertividade que, aliás, aumentou 13% com o uso da IA na epharma. E alcançamos 100% de aceitação nas ofertas de empregos”, observa Fabiana Alves Santana Guimarães, Tech Recruiter da empresa. “Empreendemos uma jornada digital inovadora com o propósito de alavancar o digital, redefinir a aquisição de talentos e proporcionar uma experiência superior tanto para a epharma quanto para os candidatos”, salienta.

Outra vantagem é a criação de desafios customizados para recrutamentos específicos. Para as posições na área da Tecnologia da Informação da companhia, que é uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país, com 30 milhões de usuários, um desafio técnico corrigido pela IA ajuda a analisar habilidades específicas e determinar a aptidão dos candidatos.

O gerente de TI da epharma, Paulo Roberto Ferreira Junior, foi um dos participantes do processo seletivo com IA. “Minha experiência inicial ao participar de um processo seletivo com inteligência artificial foi marcada por uma mistura de ansiedade e ceticismo. No entanto, percebi que as perguntas elaboradas pela IA me desafiavam a pensar de forma complexa e multidisciplinar, correlacionando meu histórico profissional com o presente. Fiquei impressionado com a capacidade da IA de construir uma linha do tempo da minha evolução profissional por meio das perguntas”, finaliza Paulo.

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