Home Gestão Aumento alarmante de assédio moral, abuso de poder e outros desvios de conduta na área da saúde em 2023, revela estudo

Aumento alarmante de assédio moral, abuso de poder e outros desvios de conduta na área da saúde em 2023, revela estudo

por Redação
0 comentário

Um estudo conduzido pelo Grupo IAUDIT, empresa especializada em auditoria, canais de denúncias e compliance, revelou um aumento significativo nos casos de assédio moral, abuso de poder e outros desvios de conduta na área da saúde durante o ano de 2023. Segundo os dados levantados, 41,78% das denúncias registradas foram relacionadas a assédio moral e abuso de poder, enquanto 46,08% diziam respeito a outros tipos de desvios de conduta.

Uma estatística ainda mais preocupante é que 85,85% das denúncias foram feitas de forma anônima, indicando um possível receio por parte dos denunciantes em se identificar, o que sugere um ambiente de trabalho permeado pelo medo e pela falta de confiança nas estruturas internas das instituições de saúde.

Diante desse cenário alarmante, várias questões emergem sobre os motivos por trás desse aumento de comportamentos inadequados. Entre os possíveis fatores estão:

Cultura Organizacional Tóxica: Ambientes de trabalho onde o respeito e a ética não são priorizados podem propiciar o surgimento de comportamentos abusivos e desviantes.
Pressão e Estresse: A alta demanda e a sobrecarga de trabalho na área da saúde podem levar a situações de tensão, favorecendo a manifestação de comportamentos inadequados por parte dos profissionais.
Falta de Consequências: A ausência de punições efetivas para os responsáveis por comportamentos abusivos pode contribuir para a perpetuação dessas práticas.

Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, comentou sobre os resultados do estudo: “Com uma vasta quantidade de dados e informações, esta pesquisa proporciona uma visão abrangente sobre a eficácia e a evolução dos meios de comunicação de irregularidades nesse período. Esses dados são alarmantes e exigem uma ação imediata por parte das instituições de saúde e das autoridades competentes para garantir um ambiente de trabalho seguro e ético para todos os profissionais envolvidos.”

Essa análise ressalta a importância de implementar medidas eficazes para combater o assédio moral, o abuso de poder e outros desvios de conduta no ambiente de trabalho, visando garantir um ambiente saudável e ético para todos os profissionais da área da saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside