Home Negócios Projeto da Minsait torna São Bernardo do Campo (SP) referência em saúde digital no Brasil

Projeto da Minsait torna São Bernardo do Campo (SP) referência em saúde digital no Brasil

por Redação
0 comentário

A Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra, foi escolhida pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) como parceira tecnológica para o desenvolvimento de um projeto pioneiro em interoperabilidade, que torna a cidade referência em saúde digital no país. Viabilizada por meio de uma parceria entre a prefeitura do município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa consiste na implantação da plataforma Onesait Healthcare, que garante a total integração dos sistemas de informação e gestão da rede de saúde local.

A solução, entregue pela Minsait ao município no início de fevereiro, adota o protocolo HL7 FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resource), padrão internacional utilizado na transmissão de dados clínicos e administrativos no setor de saúde, a fim de unificar o registro de saúde de cada cidadão. Com isso, a plataforma oferece uma visão consolidada do prontuário dos pacientes da rede municipal, sem a necessidade de análise de diversos documentos durante a obtenção de informações clínicas relevantes ou para consulta de percursos assistenciais.

De acordo com Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo para os mercados de Administração Pública e Saúde da Minsait no Brasil, a solução implantada pela companhia permite o acesso em tempo real a informações distribuídas em diferentes bancos de dados, sistemas e dispositivos da rede de saúde de São Bernardo do Campo, beneficiando não só instituições e profissionais, mas também fornecedores e todos os demais setores envolvidos na cadeia de atendimento e acompanhamento à saúde no município.

“Além de viabilizar uma assistência de melhor qualidade para a população, o avanço da interoperabilidade no setor da saúde confere mais agilidade e eficiência aos processos, permitindo não só a troca de dados entre diferentes sistemas e equipamentos médicos, mas também o acesso facilitado e unificado a informações relevantes sobre o paciente, como diagnóstico, histórico clínico e resultados de exames”, explica a executiva.

Com a implantação da plataforma desenvolvida pela Minsait, o município de São Bernardo do Campo passa a ser referência nacional em saúde digital, dando um passo à frente no cumprimento das diretrizes previstas pela Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) do Ministério da Saúde. Entre as prioridades estabelecidas pelo documento estão a implementação de políticas de informatização dos sistemas de saúde e a potencialização e integração da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

“Graças à solução implementada pela Minsait, a rede municipal de saúde de São Bernardo do Campo se tornou um exemplo de pioneirismo em interoperabilidade. Afinal, já cumprimos todas as premissas e especificações técnicas que regulamentam o intercâmbio de informações entre os sistemas de saúde, conforme previsto pelo DATASUS. E tudo isso com quatro anos de antecedência em relação ao prazo final estipulado pela estratégia do Ministério da Saúde”, destaca Dra. Valquiria Djehizian, diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside