terça-feira, julho 2, 2024
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Com uso da IA, A3Data quer economizar até 50% do tempo médico

por Redação
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A Inteligência Artificial (IA) é o tema mais discutido na saúde quando se fala de tecnologia e cuidados ao paciente, tendo em vista os consideráveis avanços de soluções  e seus potenciais impactos no setor.

Com isso, a A3Data, consultoria especializada em dados e IA, desenvolveu o Nuvie, uma tecnologia que potencializa o atendimento médico com recursos avançados de reconhecimento de voz e Inteligência Artificial Generativa (GenAI). A estratégia de desenvolver aplicações para a área da saúde conta com o apoio da Rede Mater Dei de Saúde, que no final de 2021 adquiriu 50,1% da A3Data, para impulsionar a criação de soluções de Inteligência Artificial e Data Analytics para o setor.

O Nuvie mira um mercado significativo no setor e visa reduzir até 50% do tempo do médico que é dedicado a atividades administrativas. Considerando o custo associado ao registro médico no Brasil, que conta com 562 mil profissionais atuantes, a A3Data realizou uma pesquisa sobre o impacto financeiro dessas tarefas e chegou à cifra de R$ 100 bilhões anualmente. Esse valor destaca a vasta oportunidade de mercado que o Nuvie busca atender, oferecendo soluções para reduzir o tempo e o custo associados à burocracia médica, além de qualificar os dados gerados no atendimento ao paciente.

Funcionando como um ‘copiloto’ das atividades médicas, na prática, o médico abre o aplicativo no próprio celular e, por meio de comandos de voz ou texto, realiza os processos clínicos da consulta, como emissão de prescrições, solicitações de exames, emissão de atestados e registro em prontuário.

Após isso, o sistema emite os documentos de forma rápida e segura, que são validados e assinados digitalmente pelo profissional. E para dar mais precisão ao atendimento, o Nuvie também possui camadas de segurança que verificam cada prescrição para minimizar riscos de possíveis inconsistências. O aplicativo já está disponível tanto na App Store quanto na Play Store.

“Criamos um produto inovador, mas ao mesmo tempo amigável e confiável. Além de melhorar o processo do atendimento do paciente, estamos oferecendo um modelo avançado que reduz a burocracia e o desgaste dos médicos, com a liberação de um tempo precioso. Com isso, ampliamos suas oportunidades de crescimento profissional e financeiro”, destacou o CEO da A3Data, Rodrigo Pereira.

Desenvolvimento da tecnologia

Para garantir a utilidade e eficácia da ferramenta, o Nuvie contou com o apoio de uma equipe médica, que envolveu dezenas de profissionais de diversas especialidades e regiões do Brasil, que acompanharam todo o processo de desenvolvimento desde a concepção do sistema. Segundo o Dr. Gustavo Landsberg, Chief Medical Officer da A3Data, médico de família e um dos idealizadores do projeto, essa parceria ajudou a refinar ainda mais a tecnologia.

“Um dos grandes insights que tivemos foi que o estado da arte da tecnologia nos permite transcender as interfaces atualmente utilizadas pelos médicos em suas tarefas. Isso viabiliza repensar os processos clínicos, reduzir atritos e oferecer uma experiência de uso mais ágil e fluida”, explica Landsberg, acrescentando que, além dos médicos, organizações de saúde como operadoras, seguradoras, empresas de telemedicina, clínicas, hospitais e fornecedores de prontuários eletrônicos também podem se beneficiar com o uso da solução.

Padrões de segurança e interoperabilidade

Pensando na segurança do paciente e na privacidade dos dados, a tecnologia opera em conformidade com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) para garantir ainda mais integridade às informações coletadas.

Além disso, o sistema adota padrões de interoperabilidade, com um banco de dados em FHIR (do inglês, Fast Healthcare Interoperability Resources) e SNOMED (Systematized Nomenclature of Medicine), que definem um conjunto de regras para a troca de informações entre diferentes sistemas, de forma eficaz, segura e compreensível.

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