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Conectividade no setor de saúde: como as empresas podem inovar e crescer

por Rosangela Vitor
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O mundo dos negócios é competitivo e dinâmico, exigindo que as empresas adotem estratégias inteligentes para não apenas sobreviverem às mudanças, mas também prosperarem em meio às inovações. Nesse cenário, a transformação digital tem se destacado como um fator-chave para o sucesso, impulsionando a necessidade de maior conectividade, eficiência e integração. As empresas precisam adaptar-se rapidamente, implementando soluções tecnológicas que otimizem processos e melhorem a qualidade dos serviços oferecidos.
Para essa transformação, a conectividade tem um papel crucial. E no setor de saúde, não seria diferente. Clínicas, consultórios e hospitais cada vez mais devem se atentar à eficiência operacional e à integração de seus sistemas, olhando desde a segurança dos dados até a estabilidade de serviços de rede.
A tecnologia, nesse sentido, abre portas para a revolução da conectividade das empresas de saúde.
A inovação como ponte para conquistar eficiência operacional
A conectividade é vital para ampliar o desempenho das operações em clínicas e consultórios. Aqui, sistemas integrados permitem que diferentes departamentos e profissionais compartilhem informações em tempo real, facilitando diagnósticos rápidos e tratamentos mais eficazes.
Além dos fatores que impactam diretamente no tratamento do cliente, do ponto de vista operacional, a comunicação também é um fator crítico. Entre os maiores desafios que as instituições de saúde compartilham em relação à comunicação travada consiste em conectividade, gestão de ligações, melhoria nos atendimentos e atração de novos pacientes.
Clínicas, consultórios e hospitais, em sua função de empresa, precisam de melhorias urgentes quanto à sobrecarga de linhas telefônicas. Os alertas são estes 3 principais: falha na comunicação interdisciplinar; falta de gerenciamento para otimização do atendimento na organização, o que compromete a experiência dos pacientes e impede a continuidade fluida do serviço médico; e comprometimento da integração dos canais de atendimento, gerando um serviço exaustivo tanto para os clientes quanto para os profissionais.
Para superar esses desafios, investir em uma estrutura tecnológica robusta que suporte a comunicação integrada entre setores tem se mostrado uma opção oportuna. Isso envolve a adoção de sistemas avançados que permitem a transparência interna e otimizam o fluxo de informações, resultando em um atendimento mais ágil e eficiente. Com uma infraestrutura adequada, é possível garantir que todas as equipes estejam alinhadas, proporcionando um serviço de qualidade superior e aumentando a satisfação dos pacientes.
A segurança e a estabilidade de serviços de rede
Uma preocupação constante e crescente no setor de saúde diz respeito a segurança de dados. Para termos noção da grandeza desse problema, um levantamento de 2024 feito pela empresa Kaspersky revelou que o setor da saúde é o terceiro mais atacado neste ano, com um registro de mais de 800 bloqueios de ataques por dia em ransonware.
Sabemos, dessa forma, que a proteção de informações sensíveis é essencial e uma conectividade robusta permite a implementação de protocolos de segurança avançados. Para obter essa robustez, investir em soluções de cibersegurança, como firewalls, soluções XDR que detectam agentes maliciosos na rede com auxílio de IA, criptografia de dados e autenticações que fortalecem a segurança dos acessos, oferece uma proteção contínua contra ameaças.
Ao monitorar a rede em tempo real, é possível responder a incidentes de segurança com mais clareza e rapidez. Assim, a estabilidade dos serviços, igualmente importante para este cenário, garante alta disponibilidade nos processos de saúde, minimizando interrupções que comprometem a qualidade das informações, da operação e do atendimento.
As inovações em clínicas e consultórios aprimoram desde a continuidade dos processos, fortalecendo a organização interna, como também reflete positivamente na abordagem com os pacientes, tornando o crescimento e a sustentabilidade do setor muito mais viáveis.
Por fim, entendemos que a conectividade no setor de saúde é mais do que uma tendência; é uma necessidade estratégica. Empresas que investem em tecnologias e soluções de conectividade se aproximam consideravelmente de melhorias em sua eficiência operacional, um fator decisivo para se posicionarem de maneira mais vantajosa no mercado.
Rosangela Vitor, Head da Área da Saúde da WCS Conectologia.

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