Para migrar todos os seus sistemas para um ambiente de nuvem e, com isso, desenvolver novos negócios, a Unimed CNU, operadora do Sistema Unimed com cobertura em todo o país, escolheu a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de cloud, cybersecurity e outsourcing, para desenvolver um projeto de migração completa de todos os serviços e sistemas da instituição para nuvem. Após a jornada de migração, a companhia de saúde registrou redução de 85% no tempo de entrega de projetos de inovação, com ganhos de performance e disponibilidade, refletindo uma melhor experiência para os beneficiários.
A parceria entre as empresas teve início em 2021, quando a Unimed CNU identificou a necessidade de construir um modelo de operação de TI fundamentado em nuvem, que entregasse escalabilidade e agilidade para acelerar os novos projetos da instituição. A companhia escolheu a Service IT como parceira da jornada, para construir um modelo de governança multicloud personalizado, trabalhando com Oracle Cloud, Azure, Google Cloud e AWS.
Após 2 anos de migração de sistemas satélites para ambientes multicloud, explorando o potencial de entrega de cada plataforma de nuvem, ocorreu a fase de migração dos sistemas “Core” da Unimed CNU. Tal projeto precisava ser concluído em sete meses, pois, após esse prazo, a companhia teria um alto custo em hardware, software e manutenção de contratos. O provedor de nuvem escolhido foi a Oracle Cloud (OCI), utilizando serviços de computação e Exadata Cloud Services, configurados em alta disponibilidade em duas regiões no Brasil. “Tínhamos uma limitação física e tecnológica. Teríamos um custo altíssimo para reverter isso e continuar crescendo. Não conseguíamos entregar novos projetos e a parceria foi fundamental para mudar o panorama. Nos trouxe opções de infraestrutura, agregou escalabilidade e uma operação estabilizada, para que pudéssemos acelerar novos negócios”, explica Juliana Ricci, Gerente de Arquitetura e Soluções de TI e Digital na Unimed CNU.
A adoção de um cenário multinuvem altamente disponível aliado ao modelo de governança operacional customizado às necessidades do negócio trouxe uma redução de 50% no tempo de resolução de crises – com o ganho de performance e transparência – e acabou com a limitação que fazia com que a companhia precisasse reter novos projetos. “Oferecemos à Unimed CNU um conceito de arquitetura contínua, onde o time de arquitetos de Infra, Cloud e Security da Service IT são inseridos, ainda em fase inicial, na construção de novos projetos, contribuindo para que sejam desenvolvidos dentro dos critérios de disponibilidade, confiabilidade e performance exigidos pelo negócio. Sempre atentos ao roadmap da Unimed CNU, nosso diferencial é ter uma visão agnóstica, que permite apontar sempre a melhor estratégia para a operadora”, reflete Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
Os projetos deixam um legado para que a Unimed CNU possa inovar continuamente. “Agora, a Service IT apoia no que for necessário em cada nuvem. Com a migração estabilizada, não existe mais limitação para crescimento e adoção de tecnologias modernas, o ambiente permite movimento de inovação constante”, alega Thiago Uchoa.
“A Service IT incorporou os novos negócios da Unimed CNU com dinamismo e excelência operacional. A abordagem é estratégica, inteligente, pois nos permite crescer, ter novas soluções, tendo um parceiro com expertise para indicar o melhor para a companhia”, finaliza Juliana Ricci, Gerente de Arquitetura e Soluções de TI e Digital na Unimed CNU. Em 2024 a Unimed CNU aumentou sua área de atuação, com a criação de uma rede própria de saúde, composta por dois hospitais, nove postos de coleta e um Pronto Socorro em Salvador. O modelo de operação foi rapidamente adaptado para responder aos novos desafios de negócios da operadora, reforçando o compromisso da Service IT com o propósito da Unimed CNU.