A empresa de telerradiologia Telelaudo obteve a acreditação Padi – Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem concedida pela Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O Padi é reconhecido pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS), que certifica mundialmente organizações acreditadoras. Isso significa que os padrões levados em consideração pela acreditação estão entre os melhores em nível mundial.
“A Telelaudo sempre se preocupou com qualidade, tendo a saúde do paciente como foco. Somos a primeira e única empresa de telerradiologia a receber o PADI, o que é muito importante para nós e nos traz um grande orgulho. A acreditação reconhece nosso profissionalismo e competência, ajudando a atrair novos radiologistas e talentos para a equipe”, afirma Flavio Lanes, médico fundador e CEO da Telelaudo.
Para receber o Padi, a empresa passou por um processo detalhado de auditoria, em diversas áreas, com duração entre seis e oito meses, que leva em consideração diferentes fatores, como atenção aos requisitos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), integração e integridade dos dados, segurança dos profissionais e infraestrutura. Para começar a avaliação, são submetidos uma série de documentos da empresa, como alvará da vigilância sanitária, inscrição no CRM, inscrição do responsável técnico no CRM, inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), entre uma série de outros.
O processo de auditoria para a acreditação começa com a avaliação técnica das imagens e laudos pelas comissões de especialidades médicas do CBR. Para continuidade no processo, é admitido um percentual de 10% de reprovação baseado no total de exames enviados. Depois são feitas auditorias, por profissionais treinados e especializados na área, seguindo a norma Padi. Nas auditorias são avaliados todos os aspectos dos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, desde a estrutura física e os equipamentos até a formação dos profissionais e os processos que envolvem o atendimento aos pacientes, do agendamento à entrega de laudos, sempre com foco na qualidade e segurança.
O médico Ruy Guimarães, coordenador da Cadi, pontua que este é o início da busca por acreditação e aumento da qualidade dos serviços de radiologia. “Observamos um aumento muito grande do interesse por programas de acreditação. O PADI criou uma onda de desejo e interesse, tanto para gestores, como para médicos. Estamos vendo inclusive a procura de estudantes de medicina, interessados no programa de acreditação. Criou-se uma onda da qualidade dentro do setor de radiologia. Isso fará com que a população brasileira seja a maior beneficiada, por poder contar com a prestação de serviços de qualidade.”
A Telelaudo possui uma equipe de médicos qualificados que realizam a análise e produção de laudos de exames radiológicos de forma remota. “Agora temos o Colégio Brasileiro de Radiologia certificando o nosso trabalho, o que é de grande relevância para nossa empresa. Sempre prezamos pela qualidade e o ideal seria que todo o mercado fizesse o mesmo que nós, assim todos seriam beneficiados: médicos de outras especialidades, pacientes e hospitais”, disse Lanes.
A empresa possui clientes em todo o Brasil e está preparada para atender qualquer clínica ou hospital que tenha equipamentos radiológicos digitais, pois é necessário que eles estejam conectados a alguma rede para transmitir as imagens para o sistema da Telelaudo. O CEO da empresa esclarece: “Somos contratados por clientes que possuem uma alta demanda de laudos, com muitos exames e atrasos na entrega ou que não possuem radiologistas suficientes no plantão noturno ou no final de semana para produzir os laudos. Também suprimos a necessidade de radiologistas sub-especializados, como neurorradiologistas, que nem todas as clínicas e hospitais possuem em seus times ou não dispõem deles em horários de plantão”.
Para atender a variedade de necessidades dos pacientes, a Telelaudo oferece dois tipos de serviços: emergências, com entrega do laudo em até duas horas, e rotina, com prazo de até 24 horas úteis. Quem faz o laudo pode inclusive enviar um alerta para o médico que está cuidando do paciente, em casos que exigem intervenção imediata. Os radiologistas são contratados por meio de um processo de avaliação de sua formação na fase da residência em radiologia e, principalmente, nas experiências profissionais posteriores à residência. Todos os médicos são radiologistas e têm que ter CRM e RQE em dia. Os radiologistas da equipe são avaliados regularmente.
“Funcionamos 24 horas por dia, todos os dias do ano. Sabemos como é essencial oferecer a entrega de laudos detalhados rapidamente para a saúde dos pacientes. Este é o nosso diferencial: o rigor e a qualidade em todos os nossos processos”, define Lanes. “E não há nada melhor do que ter uma instituição com a credibilidade do CBR atestando sobre a qualidade de nossos processos”, finaliza sobre a importância do recebimento da acreditação do Padi.