Empresa usa IA para despencar ausências de pacientes em consultas médias

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O não comparecimento de pacientes em consultas médicas é um problema intenso no Brasil, que gera transtornos para instituições, profissionais e os próprios pacientes. De acordo com a Linx, o percentual de faltas gira em torno de 24% entre os meses de fevereiro e novembro, podendo chegar a 40% em períodos específicos, como os meses de férias – dezembro e janeiro. É nesse contexto que o Agendart, sistema de gestão integrada voltado para clínicas e consultórios, surge para combater o absenteísmo de pacientes em consultas médicas por meio da inteligência artificial (IA).

“Uma falta sem sinalização prévia acarreta uma consulta perdida, uma lacuna na agenda. Ao mesmo tempo, são incontáveis os casos em que as pessoas se esquecem de um compromisso, ainda mais no cenário em que os brasileiros dificilmente priorizam consultas médicas”, afirma Felipe Napoli, cofundador e CEO do Agendart. “Usamos a tecnologia para reverter esse cenário, a fim de beneficiar tanto os consultórios quanto seus pacientes”.

Com uma ferramenta completa de mapeamento de perfil de paciente que automatiza ações estratégicas para mitigar as ausências, a solução visa aumentar a eficiência e aprimorar a qualidade dos serviços em hospitais e clínicas. O ato de faltar em uma consulta ou exame previamente marcado sem deixar avisos caracteriza um fenômeno conhecido no âmbito médico como “no-show“, livremente traduzido do inglês, “não compareceu”.

Para agravar essa situação, de acordo com o Grupo Bradesco Seguros em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva, metade das pessoas no país só, de fato, frequentam o médico no caso de problemas graves, demonstrando que a ausência nos agendamentos médicos muitas vezes não parece um problema tão significativo quanto realmente é.

Essas faltas não só prejudicam os próprios pacientes por descartarem o cuidado necessário no caso de algumas condições, como também podem gerar filas, desperdiçar recursos, aumentar o tempo de espera e reduzir o faturamento das instituições de saúde, representando assim uma adversidade tanto para os profissionais quanto para aqueles que precisam de atendimento médico especializado.

Ao utilizar IA, o Agendart dispõe de um recurso que analisa o comportamento de cada paciente e calcula a probabilidade de ele faltar à consulta. Com base nessa previsão, automatiza movimentos para reduzir as chances de ausência, como envio de lembretes e confirmação de presença de acordo com um plano de comunicação otimizado, manejo de overbooking e realocação em horários mais favoráveis à presença.

Adicionalmente, a plataforma também integra ferramentas de gestão financeira, teleconsulta, gestão de prontuários e outras funcionalidades, unificando múltiplos aspectos administrativos e beneficiando as clínicas e os profissionais de saúde. Segundo um levantamento interno da companhia, o uso do sistema reduz em média 70% o não comparecimento a consultas, exames ou procedimentos médicos.

“Índices de no-show são um dos maiores desafios enfrentados por clínicas e consultórios médicos. A redução dessas taxas, consequentemente, melhora o nível dos serviços, diminuindo filas e tempo de espera e aumentando o faturamento das instituições em até 30%. É para isso que o Agendart existe: para beneficiar todos os envolvidos no atendimento médico”, complementa Napoli. Desde a fundação, a empresa foi impulsionada por programas de aceleração nacionais e internacionais, como Innovativa e Start Out Brasil. Atualmente, quase 4 mil clínicas, hospitais, laboratórios e operadoras de saúde utilizam o Agendart como sistema principal, totalizando cerca de 500 mil pacientes já atendidos pela solução.

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