A Vittude, referência no desenvolvimento e gestão de programas de saúde mental corporativa no Brasil, alcança a marca de 3,5 milhões de vidas beneficiadas por suas soluções e projeta atingir o breakeven ainda em 2024. Esse avanço reflete tanto o amadurecimento do mercado em relação à saúde mental quanto o impulso de novas regulamentações, como a Lei 14.831/24, que instituiu o Certificado de Empresa Promotora de Saúde Mental, e a atualização da Norma Regulamentadora No 1 (NR-1), que passou a exigir o gerenciamento de riscos psicossociais nas empresas. Hoje, a companhia se consolida como parceira estratégica de grandes empregadoras brasileiras, atendendo clientes como Grupo Boticário, Sodexo, Arcos Dourados, Zamp, Ipiranga, Sanepar, Saint Gobain, L’Óreal, SAP e Thomson Reuters.
Desde a fundação, a Vittude já recebeu mais de R$ 40 milhões em investimentos de fundos como Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc. O montante impulsionou a empresa a desenvolver soluções como o Deep Dive de Saúde Mental, diagnóstico detalhado para mapeamento de fatores psicossociais, e o Vittude Insights, plataforma de inteligência de dados que auxilia as empresas na gestão inteligente dos investimentos em saúde mental. Todos esses avanços evidenciam o pioneirismo da empresa na inovação e educação do mercado de saúde mental.
Todas as ferramentas lançadas pela Vittude em 2024 foram pensadas para apoiar as organizações a responderem adequadamente às demandas da NR-1, enquanto constroem ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis. “Cada nova regulamentação representa um avanço social, e nós estamos na vanguarda dessas mudanças, educando o mercado e criando soluções práticas que tornam a adaptação às exigências regulatórias acessível e eficiente para nossos parceiros”, afirma Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude.
A posição de liderança no segmento permitiu à Vittude participar ativamente das discussões políticas sobre a saúde mental no ambiente corporativo. Em agosto, Tatiana foi convidada a integrar o grupo de trabalho que apoia a regulamentação da Lei 14.831/24, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março, que estabelece critérios para o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental.
“Nosso compromisso é oferecer não só a orientação estratégica, mas também as ferramentas que possibilitem às empresas cumprir suas obrigações de forma significativa. Implementar a saúde mental como prioridade vai além da obrigação legal; é uma postura de responsabilidade social que valoriza as pessoas e fortalece os negócios”, completa a CEO.
Tecnologia e dados para a saúde mental corporativa
“Apenas 4% das empresas brasileiras possuem maturidade suficiente para estruturar programas de saúde mental estratégicos. Nosso papel é apoiar as organizações nessa jornada, oferecendo soluções robustas e acessíveis, baseadas em dados e conhecimento técnico, que impulsionem a transformação real nos ambientes de trabalho”, diz a fundadora.
A Vittude desenvolve essas estratégias com uma metodologia proprietária e inteligência de dados, permitindo que as companhias estruturem seus programas de saúde mental de forma prática e impactante. “Não se gerencia o que não se mede. Entender profundamente os indicadores de saúde e a dinâmica organizacional é fundamental para construir programas que realmente façam a diferença na vida dos colaboradores e no sucesso dos negócios”, finaliza Pimenta.