Home Inovação Dasa leva medalha de prata em desafio mundial de AI para Covid

Dasa leva medalha de prata em desafio mundial de AI para Covid

por Redação
0 comentário

A Dasa levou medalha de prata no desafio do Google Brain no Kaggle, a principal plataforma de desafios de Machine Learning, com a criação de um algoritmo de inteligência artificial (AI) para prever a pressão inspiratória para controle da ventilação mecânica.    

No ventilador mecânico, usado em pacientes críticos com insuficiência respiratória e intubados na UTI, o ajuste precisa ser feito por um médico especialista. O médico intensivista é crucial no acompanhamento 24×7 do paciente que está sendo ventilado, fazendo o controle da pressão do ar inspirado, parâmetro que varia de acordo com o acometimento pulmonar naquele momento, de modo que reduza o risco de lesão deste pulmão pela pressão do ventilador.    

“Com o algoritmo, será possível diminuir a intervenção humana especializada no ajuste e calibração do ventilador mecânico, o que amplia a capacidade de oferta do recurso para os pacientes, sobretudo em regiões mais afastadas com menos especialistas treinados, e diminui os custos com o controle do equipamento”, explica Felipe Kitamura, Head de Inovação em Operações Diagnósticas da Dasa.   

Para criação do algoritmo foram disponibilizados aos mais de 2600 times competidores no mundo mais de 10 milhões de pontos de dados sobre 125 mil respirações, pelo Google Brain, organizador do desafio. Os quatro especialistas da Dasa responderam a disputa em quatro semanas e o algoritmo ficou melhor que 98% dos algoritmos dos outros times, o que conferiu a medalha de prata.  

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside