A falta de conexão entre equipamentos de TI e a baixa qualidade do sinal de internet comprometiam a eficiência do atendimento à população e da gestão nas unidades de saúde gerenciadas pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB).
Para resolver o problema da qualidade da internet e tornar o fluxo de informações mais eficiente entre sistemas, prontuários e plataformas de gestão, foi adotada a solução de conectividade da Omada by TP-Link, marca B2B da fabricante mundial de redes inteligentes especializada em soluções corporativas com gerenciamento centralizado em nuvem.
A modernização das 34 unidades de saúde espalhadas pelo estado, além da sede da pasta, beneficiou tanto os pacientes como os 400 funcionários. A iniciativa, implementada pela integradora ACP Medeiros, envolveu a instalação de mil equipamentos de access point (‘pontos de acesso’, em tradução livre) e contou com aporte financeiro do Projeto AMAR (Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba).
“Este projeto é um exemplo sobre como a tecnologia pode transformar o setor público. Com soluções robustas e suporte próximo, conseguimos entregar conectividade estável e segura, essencial para a modernização dos serviços de saúde”, afirma Marcelo Oliveira, diretor de vendas da TP-Link Brasil.
A coordenadora do Projeto AMAR, Rosa Márcia Soares de França, destacou os benefícios imediatos da nova infraestrutura de internet nas unidades hospitalares da SES-PB, como a melhora na comunicação entre equipamentos de TI e a ampliação do alcance da conexão.
“A rápida resolução dos antigos problemas de comunicação se deu pela tecnologia e pelo suporte técnico oferecido pela Omada by TP-Link, que também contribuiu para a rápida instalação e manutenção, reforçando a importância da tecnologia no fortalecimento do serviço público de saúde”, finaliza Rosa.