segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Prevent Senior passa a usar IA em cirurgia complexa de câncer de bexiga

Prevent Senior passa a usar IA em cirurgia complexa de câncer de bexiga

por Redação
0 comentário

A cada ano são diagnosticados 10 mil novos casos de câncer de bexiga no Brasil, sendo este o sétimo tipo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Justamente em razão da grande incidência e dos impactos na qualidade de vida de quem é acometido pela doença, a campanha Julho Rosa, Verde e Roxo merece a atenção de todos. O principal ponto diz respeito ao rastreamento do câncer, mais precisamente em relação à velocidade e precisão no diagnóstico.

Identificar a doença nos estágios iniciais é fundamental, principalmente quando analisamos a taxa de cura, destaca o tutor nacional de urologia da Prevent Senior, Gabriel Barbosa. “O paciente que inicia o tratamento contra o câncer de bexiga no começo do seu desenvolvimento, tem uma chance de uma recuperação completa superior em relação a quem iniciou tardiamente. Para tal, o uso das melhores tecnologias disponíveis é indispensável.”

Em parceria com o setor de radiologia da operadora de saúde, o time da urologia coloca em prática um projeto 100% focado na agilidade dos diagnósticos do câncer de bexiga, o Fast Capture. “O grande diferencial deste modelo é a inteligência artificial que direciona para avaliação do urologista os pacientes com lesões suspeitas, indicadas em exames de imagem, mesmo antes do encaminhamento do médico que solicitou tais exames”, acrescenta Barbosa.

E em caso de cirurgia?

Mesmo em casos mais complexos, quando é necessária a remoção completa da bexiga, é possível realizar a cirurgia de forma minimamente invasiva, por laparoscopia. “A Prevent Senior conta com um dos mais conceituados centros para realização de laparoscopia, uma técnica de altíssimo padrão que reduz consideravelmente a incidência de complicações e o tempo de internação, além de permitir um retorno mais rápido às atividades normais”, descreve Barbosa.

Ainda no campo cirúrgico, todos os anos são realizadas de 40 a 50 cistectomias radicais por laparoscopia (retirada total da bexiga) na rede própria da Prevent Senior. Um número relevante dentro do setor, principalmente por se tratar de um procedimento de alta complexidade e que demanda especialização e centros hospitalares com infraestrutura destacada, explica o urologista: “Centros que fazem esse tipo de cirurgia esporadicamente apresentam resultados modestos. Na Prevent Senior ocorre o oposto, pois temos um alto volume de procedimentos e concentramos as ações em poucos profissionais, melhorando assim consideravelmente o resultado final”.

Vida saudável + atenção redobrada

Existem diferentes tipos da doença, sendo o principal o câncer de bexiga transicional de alto ou baixo grau, que pode ser superficial ou invasivo. Os mais raros são os de adenocarcinoma e carcinoma espinocelular. Independentemente do tipo, um fato não muda: a vida saudável pode evitar o surgimento do câncer. “Além do tabagismo, que é a causa principal, a idade avançada também é um fator provocador, assim como a exposição a produtos químicos e solventes”, complementa.
Sobre os principais sintomas, vale a pena redobrar a atenção ao notar sangue na urina. É a forma mais simples de identificar algo de errado. Alguns sintomas semelhantes a outras doenças também podem estar relacionados ao câncer de bexiga em estágio inicial, como:

> Dor ou queimação ao urinar
> Fluxo urinário fraco
> Urgência em urinar, mesmo com a bexiga vazia

Já os casos mais avançados da doença podem provocar total impossibilidade de a pessoa urinar e ainda causar dor lombar, perda de apetite, fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea. Tais sintomas também são comuns em outras doenças, o que reforça ainda mais a importância de um diagnóstico assertivo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside