Uma recente pesquisa realizada pela Michael Page, referência global em recrutamento de média e alta gerência, apontou que 56% dos profissionais do setor de saúde receberam aumento salarial acima da inflação em 2024. O levantamento também revelou que 26% das posições analisadas mantiveram estabilidade na remuneração, enquanto 18% registraram queda. Entre os destaques, o cargo de especialista de produto apresentou o maior aumento, alcançando expressivos 79%.
“Este profissional vem ganhando visibilidade na indústria farmacêutica e de equipamentos médicos por seu papel estratégico e multidisciplinar, atuando de maneira integrada às áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), marketing, vendas e regulatório. As empresas estão reestruturando portfólios pensando em inovação e o especialista de produto passou a ser figura fundamental para apoiar esse movimento”, afirma Daniela Toledo, gerente-executiva da Michael Page.
De acordo com a especialista, o setor de saúde está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelo avanço tecnológico e por novas demandas dos pacientes. “Essa dinâmica exige que os profissionais aliem suas competências técnicas a uma visão estratégica e inovadora, se posicionando como peças-chave para o crescimento sustentável das organizações em que atuam,” completa Daniela.
Confira abaixo as principais variações percentuais nos salários do setor de saúde:
|
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou, no ano passado, cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de analista até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 2282 cargos em 12 setores (Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia, Finanças, Logística, Marketing e Digital, Saúde e Ciências, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia da Informação, Varejo e Vendas). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, especialista, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).