NewsNewsletter

Acate promove soluções tecnológicas de Santa Catarina que podem ajudar na vacinação contra Covid-19

0

O Ministério da Saúde apresentou nesta quarta-feira, 16, o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19. Em Santa Catarina, a Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está mobilizada para colaborar com o plano e realizou um levantamento, listando uma série de soluções que podem contribuir com a logística de armazenamento, distribuição e aplicação da vacina. São sistemas de controle de estoque, temperatura de armazenamento, rastreio e controle de qualidade, dentre outros.

O diretor da Vertical, Walmoli Gerber Junior, destaca a importância do uso de tecnologia durante todo o processo, desde o auxílio na escolha da vacina, até na distribuição. “Sistemas de inteligência artificial e big data, além de outras tecnologias, serão fundamentais em todas as etapas do plano de vacinação, inclusive para definir o tipo de transporte e armazenamento, observando as particularidades de cada vacina, quantidade de doses, entre outros fatores”, explica Walmoli.

Aém disso, a Vertical Saúde da ACATE vai disponibilizar estas soluções aos municípios e estados, facilitando o acesso às tecnologias de duas formas: apresentando empresas do setor que já possuem soluções prontas para o processo de vacinação; e ouvindo as demandas do poder público, estruturando algum produto e serviço que atenda uma necessidade específica. Gerber ressalta ainda que essa política poderá atender a iniciativa privada quando houver disponibilidade de vacinas.

Confira as soluções:

Equilibrium

A plataforma digital atua na gestão de operações logísticas, podendo gerenciar as transportadoras e agentes envolvidos na entrega das vacinas. Dessa forma, mantém atualizado o rastreamento logístico de cada lote de vacina que está sendo distribuído no território nacional.

HarboR

O sistema de controle de produção na nuvem e o sistema de controle de qualidade ajudam no momento que a produção de vacinas e insumos deve não apenas ser feita com alta eficiência de produtividade, mas também de qualidade e rastreabilidade. Ambas soluções permitem auditoria externa e rastreabilidade tanto na produtividade (acompanhar pedidos/OPs) como também na qualidade (análise feitas para atestar aprovação).

Dígitro

Plataforma para gestão e execução de serviços e operações de campo com monitoramento geográfico e comunicação voz/vídeo em tempo real. A solução de atendimento e despacho da Dígitro permite a digitalização de processos e atividades de operações em campo, incluindo as equipes, equipamentos, consumíveis e ativos (vacinas, por exemplo).  As atividades/operações são despachadas para as equipes em campo, que usam um celular ou tablet para executar as instruções (checklists e formulários dinâmicos), e todo o processo é retornado em tempo real para a gestão.

Dr.kids

Aplicativo de atendimento home care pediátrico que rastreia o profissional mais perto para atendimento. Possuem parceria com uma clínica de vacinação e operam vacinando em domicílio não apenas crianças, mas a família toda.

Huru Systems

Plataforma de gerenciamento de ativos na cadeia de suprimentos em cloud (nuvem), permitindo o rastreio de custódia por todo o ciclo de vida do produto: desde o nascimento nas linhas de produção até a entrega no cliente final ou loja distribuidora. Assim podem gerir a custódia das vacinas por todo o processo de transferência e através da tecnologia blockchain, permitindo transparência, gestão, segurança e agilidade para todos os envolvidos no processo de distribuição.

Sensorweb

Traz a solução para registro e monitoramento automatizado de temperatura para o armazenamento, transporte e distribuição de vacinas, atendendo plenamente as faixas de temperatura da vacina para o Covid-19, permitindo evitar perdas e garantir a eficácia das mesmas até a chegada à população.

BrameTec

Desenvolve produtos de software e hardware com foco na automação de processos logísticos hospitalares. Dispensários eletrônicos que permitem o controle, organização e armazenamento de materiais médicos necessários para aplicação da vacina.

Rentsy

O marketplace de locação de equipamentos hospitalares está disponibilizando a plataforma para a divulgação da aquisição das vacinas de duas formas: gratuita, fazendo uma landing page que redirecione o contato dos interessados para as fabricantes fecharem as vendas; e no formato de e-commerce, com a possibilidade de fazer a aquisição das vacinas diretamente pela plataforma. Também por meio de parcerias com empresas de equipamentos hospitalares, que vendem insumos, como seringas e algodão, podem fazer a conexão entre as demandas necessárias e fornecedores.

WWTech

A solução Smart Watch gerencia o fluxo de cargas e encomendas, através de tags RFID (que podem ter sensores de temperatura), câmeras de vídeo, redes wi-fi e GPRS 4G), GPS integrado, alarme sonoro, sensores externos (abertura de portas, por exemplo) e atuadores externos (liberação de cancelas e portas, acionamento de motores e luminárias etc.). O equipamento pode ser instalado em caminhões baú e recebe o romaneio de cargas pela rede (wi-fi ou GPRS).

  1. Tools Engenharia Biomédica

Fornece equipamentos para o armazenamento e conservação de vacinas, com equipamentos que contam com sistema eletrônico embarcado de controle de temperatura e monitoramento remoto do controle de temperatura. Também oferecem equipamentos para o transporte de vacinas com sistema eletrônico embarcado de controle de temperatura.

KHOMP

Traz soluções para a distribuição, com equipamentos de rastreamento do transporte e controle térmico.

Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais

Permite gestão e acompanhamento do acondicionamento de imunobiológicos em toda a rede de frios. Tem os diferenciais da adaptabilidade, além de um hardware com interface de até cinco sensores que pode ser acoplado na caixa de vacinas ou no refrigerador. Dessa forma, poderá contribuir fortemente na distribuição segura da vacina, para que suas características biológicas, químicas e físicas não sejam alteradas em virtude da variação da temperatura.

UNICEF lança campanha de vacinação juntamente com Mauricio de Sousa e Facebook

Artigo anterior

Startup que desenvolve soluções terapêuticas para crianças com deficiências cognitivas recebe prêmio em Dubai

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News