O setor da saúde está amadurecendo cada vez mais e acelerando a transformação digital, essencial para otimizar processos, aperfeiçoar o atendimento e ganhar eficiência em prol do bem-estar dos pacientes. Referência no Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus colhe os benefícios da tecnologia e celebra um ano do projeto Mãe 360°. Criado com base no conceito de cuidar, o projeto estabelece linhas de tratamentos específicos para pacientes, que são monitorados mesmo após receberem alta do hospital, e promove mais conforto, autonomia e humanização no atendimento.
O projeto envolve o aplicativo Mãe 360°, que permite ao paciente ter acesso a todo seu histórico de saúde na palma da mão e que seja realmente o dono dos seus dados. Até o momento foram realizados 12.154 downloads do aplicativo, ou seja, são mais de 12 mil vidas acompanhadas de perto por especialistas.
Antes do atendimento, os pacientes fazem um pré-cadastro através do app Mãe 360°, quando ele chega na instituição registra sua presença por meio do check-in no totem One Touch localizado na recepção. A iniciativa automatizou os processos de autoatendimento como pré-cadastro, controle de visitas e gestão de acesso, evitando filas e promovendo a independência na assistência.
O sucesso do aplicativo também culminou na reestruturação do espaço físico do atendimento, que vai desde identidade visual e intuitiva da unidade, que recebe em média 5.500 pacientes por mês. Em termos administrativos, o Hospital ainda reduziu o uso de plástico, papel e metal por conta da eliminação dos crachás que chegaram a somar 7 mil unidades por mês e da digitalização de exames.
Entre as informações integradas ao app Mãe 360°, estão as características físicas do paciente, aviso de suas comorbidades e alergias, a lista de medicamentos em uso, os exames realizados, os horários de agendamento de consultas e exames. Além disso, as funcionalidades disponíveis envolvem o alerta de horários da medicação, a possibilidade de agendar as consultas e exames, e de realizar o check-in antecipado, otimizando o fluxo da unidade.
Outra possibilidade da tecnologia é a telemedicina 24 horas, pela qual tanto os médicos podem atender os pacientes remotamente, quanto a Enfermeira Navegadora, recém-inserida no processo do Mãe de Deus e que busca gerenciar a jornada dos pacientes que procuram por linhas específicas de tratamento e, que reduz a necessidade de atendimento presencial na instituição, gerando conforto e segurança aos usuários.
Para Emerson Zarour, diretor de Inovação da MV, os avanços tecnológicos estão transformando o futuro da saúde. “Hoje existem diversas plataformas tecnológicas que facilitam nossa vida, na saúde não seria diferente. As soluções fazem com que hospital e o paciente tenham um contato mais próximo mesmo à distância, permitindo o acesso rápido aos dados, além de oferecer a possibilidade de atendimento clínico imediato através da telemedicina”, informa.
“O aplicativo nos trouxe um novo conceito de cuidado e de gestão da saúde. Ele traz benefícios diferenciados que nenhum hospital do Rio Grande do Sul possui. O cliente pode acompanhar seus exames, seus históricos de atendimento, controlar as medicações, os principais índices de saúde, seus indicadores, agendar consultas, exames, ter atendimento direto com a emergência, ou seja, tem um multicanal em um único aplicativo que facilita o dia a dia e o bem-estar de nosso cliente”, ressalta a médica Mariele Chrischon, diretora de relacionamento com médicos e clientes do Hospital Mãe de Deus.
Toda a tecnologia que sustenta o projeto é da MV, multinacional focada na transformação digital do segmento da saúde no Brasil e América Latina. As soluções utilizadas pelo hospital e pelos pacientes são da Global Health, plataforma da MV, que tem como premissa “o cuidado com o paciente e não da doença”. Além do projeto Mãe 360°, o hospital também utiliza o ERP da MV, o SOUL MV, sistema de gestão hospitalar responsável por toda a organização dos processos da instituição.