Afastamento do trabalho é um ponto de atenção na maioria das empresas no Brasil. Isso porque em quase todos os casos o grande problema está na gestão dessas ocorrências, ou seja, as organizações não têm dados suficientes para acompanhar e corrigir possíveis falhas que podem levar a esses episódios.
De olho nesse cenário, o escritório de advocacia Nogueira e Tognin acaba de lançar o NTAPP, aplicativo destinado ao empregador para acompanhamento, controle e gestão dos afastamentos dos colaboradores.
“Um dos pontos que podemos destacar como positivos no uso do NTAPP é o custo efetivo do nexo técnico epidemiológico previdenciário (NTEP) diminuir e até zerar, porque o acompanhamento de perto dessas ocorrências reduz os casos de incapacidade laborativa”, destaca João Nogueira, advogado, sócio e fundador do Nogueira e Tognin.
Ainda de acordo com Nogueira, o aplicativo monitora desde o encaminhamento do funcionário para afastamento até seu retorno, dando à empresa o mapeamento de quais setores causam maior índice de doença profissional, com adequação dos investimentos para uma melhor saúde do trabalhador. Consequentemente, isso possibilita a redução do custo previdenciário, tributário e, principalmente, trabalhista.
“Esses ganhos dão às organizações a oportunidade de direcionarem o que seria gasto com sinistro de saúde para melhorias nas condições de trabalho e ofertas de aprimoramento de carreira dos colaboradores, gerando maior engajamento por parte das equipes”, completa o advogado.
A ferramenta estará disponível a partir de agosto, inicialmente para um período de teste.