Na última quarta-feira, 21, o Grupo UnitedHealth teve seus sistemas invadidos, o ataque foi direcionado a Change Healthcare, subsidiária do grupo que fornece análise de dados e gerenciamento do ciclo de receitas. O ataque afeta principalmente as farmácias dos Estados Unidos, principais usuários das tecnologias da empresa, algumas chegando a ficar inoperantes. Mais de 100 serviços da empresa foram afetados, incluindo os de reclamação, autorização e verificação.
“Assim que tomamos consciência da ameaça externa, no interesse de proteger os nossos parceiros e pacientes, tomámos medidas imediatas para desligar os nossos sistemas para evitar maiores impactos”, disse a empresa através de um comunicado.
A empresa não informou de que maneira o ataque fora conduzido, e nem se o ataque teria capacidade de afetar financeiramente ou materialmente a companhia. Os sistemas da empresa chegaram ao 6° dia fora do ar, com isso, o ataque chama a atenção para mais uma invasão direcionada ao setor da saúde.
No último mês de janeiro o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, teve seu atendimento prejudicado após uma invasão ao seu sistema. Na ocasião, o setor de radioterapia precisou ser suspenso temporariamente.