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O que as certificações de hospitais representam para pacientes e equipes?

por Sérgio Okamoto
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Certamente você já deve ter testemunhado hospitais celebrando a obtenção de certificações, porém, já refletiu sobre o real significado dessas conquistas? As acreditações vão além de meros nomes e siglas complexas, elas atestam a qualidade e segurança não apenas para os pacientes, mas também para seus acompanhantes e colaboradores. Seguindo rigorosos critérios nacionais e internacionais, os principais certificadores buscam a implementação de padrões de excelência em saúde, que ajudam a manter as práticas de todos os profissionais adequadas para a segurança hospitalar em sua totalidade.

A principal acreditação internacional que alguns hospitais do Brasil possuem é o Qmentum – modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada, aplicado em mais de 30 países. No Brasil, o selo é conferido pelo QGA – Quality Global Alliance. Essa certificação analisa a qualidade regularmente com referência em padrões de serviço e atendimento. Cada padrão possui critérios a serem atingidos em três níveis: ouro, platina e diamante. O primeiro atinge as estruturas básicas de questões de segurança e qualidade, o platina atinge os elementos fundamentais e o nível diamante garante a melhor qualidade, comparado com organizações internacionais.

A Qmentum é extremamente rigorosa, existe um manual com muitos critérios a serem cumpridos, como identificação do paciente, medicamentos de alta vigilância, programa de manutenção preventiva, prevenção ao suicídio, e outros. Um dos procedimentos necessários para garantir a segurança de quem é atendido nos hospitais é sempre conferir o nome e data de nascimento de cada paciente para prevenir riscos de troca. Além disso, o paciente precisa receber explicações sobre cada medicamento, exame, procedimento, com transparência. É como acrescentar barreiras para impedir as chances de erros e tornar tudo extremamente seguro.

Muitas equipes do hospital são envolvidas no processo de certificação, pois engloba mais do que apenas protocolos de segurança. Desde uma cultura justa e não punitiva com os colaboradores, até a saúde financeira da empresa, tudo é levado em consideração. Quem cuida dos pacientes também precisa estar seguro, engajado e consciente.

Disseminar informação sobre as certificações e procedimentos de segurança faz parte do processo e ajuda que os pacientes tenham consciência sobre a qualidade e confiabilidade dos hospitais. Além disso, a divulgação adequada das certificações e procedimentos de segurança não apenas promove a transparência no setor de saúde, mas também desempenha um papel fundamental na construção da confiança entre os pacientes, funcionários e as instituições hospitalares. Ao compreenderem os padrões rigorosos que os hospitais certificados devem atender, os pacientes se sentem mais seguros ao buscar tratamento ou realizar procedimentos médicos nessas instituições. Essa conscientização não só empodera os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde, mas também incentiva os hospitais e seus colaboradores a manterem e aprimorarem constantemente suas práticas de segurança e qualidade, visando atender às expectativas da comunidade que servem.

Dr. Sérgio Okamoto, médico especialista em Saúde Ocupacional e Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro.

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